ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO CENTRAL COMPREENDER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM PIERRE BOURDIEU, ARTICULANDO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS DE TEXTOS DE BOURDIEU, ASSIM COMO PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ARTIGOS E DOCUMENTÁRIOS/CONFERÊNCIAS PARA SUBSIDIAR OS RESULTADOS. NO PRIMEIRO MOMENTO, BUSCAMOS CONTEXTUALIZAR AS IDEIAS DE BOURDIEU PARA MELHOR COMPREENSÃO DE SEU PENSAMENTO. EM SEGUIDA, ANALISAMOS A CIÊNCIA NA PERSPECTIVA DE CAMPO. POR FIM, PROCURAMOS ARTICULAR A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A ESCOLA TRANSMITE O QUE CORRESPONDE À CULTURA LEGÍTIMA, TORNANDO A VISÃO DE MUNDO NATURALIZADA. NO ENTANTO, OS SUJEITOS DE APRENDIZAGEM CARREGAM CONSIGO UMA BAGAGEM QUE DIFERENCIA UM DOS OUTROS, OU SEJA, OS ALUNOS SÃO COMPOSTOS DE CAPITAIS: CULTURAL, SOCIAL E ECONÔMICO.