ESTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO QUE BUSCOU DISCUTIR A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA PARA O SUCESSO DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O ESTUDO PARTIU DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: PARTICIPAÇÃO NA VIDA ESCOLAR DA CRIANÇA INFLUENCIA NO SEU DESEMPENHO ESCOLAR? PARA RESPONDER A ESSE QUESTIONAMENTO PROPOMOS O SEGUINTE OBJETIVO GERAL: ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE O ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA E O DESEMPENHO DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB). COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS ELENCAMOS: A) DISCUTIR O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; B) IDENTIFICAR COMO A EQUIPE ESCOLAR PODE CONTRIBUIR PARA O ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA NA ESCOLA; C) ANALISAR POSSIBILIDADES E ENTRAVES QUE ENVOLVEM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO CONTEXTO ESCOLAR E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO DOS ALUNOS. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM ENFOQUE NUMA ABORDAGEM DESCRITIVA E ANALÍTICA, PARA QUAL RECORREMOS A FONTES BIBLIOGRÁFICAS E À PESQUISA EMPÍRICA, REALIZADA EM UMA UNIDADE ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE-PB, QUE ATENDE DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA APONTOU NESTA PERSPECTIVA ACREDITA-SE QUE PARA UM MELHOR APRENDIZADO A PRESENÇA DOS PAIS NA ESCOLA FAZ-SE EXTREMAMENTE NECESSÁRIO PARA UM DESENVOLVIMENTO ESCOLAR E SOCIAL COM QUALIDADE. OS RESULTADOS DAS PESQUISAS NOS APONTARAM QUE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA É ESSENCIAL PARA O SUCESSO DOS ALUNOS, PORÉM ESTA PRECISA SER TRABALHADA PARA SER EFETIVADA.