DIANTE DA NECESSIDADE DE ADEQUAR A PRÁTICA DE ENSINO A REALIDADE DOS DISCENTES, OS MECANISMOS DE ENSINO DEVEM PASSAR POR MUDANÇAS NA GARANTIA DE UMA MELHOR FORMA DE APRENDIZAGEM. A PARTIR DESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE AVALIAR COMO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM AJUDADO O DESEMPENHO DE ALUNOS, DO IFRN – CAMPUS MACAU, NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA.
A PESQUISA AQUI APRESENTADA FOI DESENVOLVIDA NO IFRN – CAMPUS MACAU, INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE (COSTA BRANCA POTIGUAR), A PARTIR UMA AVALIAÇÃO REALIZADA COM ESTUDANTES TÉCNICOS DE UMA TURMA DE QUÍMICA. BUSCOU-SE COMPREENDER COMO ESTAVA A SITUAÇÃO ACADÊMICA DESSES ALUNOS QUANTO AOS DESEMPENHOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, ANTES E APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.
A VERIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE RENDIMENTO ACADÊMICO DA TURMA MOSTROU UMA CONSIDERÁVEL DIFERENÇA DE UM SEMESTRE PARA OUTRO. O ÍNDICE DE RENDIMENTO GERAL DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA ESTAVA UM POUCO ACIMA DA MÉDIA ESTABELECIDA NA INSTITUIÇÃO (MEDIA 60), APRESENTANDO NOTA 65. NO SEMESTRE RELATIVO À PARTICIPAÇÃO E AUXÍLIO DOS RESIDENTES DE BIOLOGIA, O RENDIMENTO ACADÊMICO AUMENTOU.
A PESQUISA MOSTROU O QUÃO É VALIOSA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, BEM COMO A IMPORTÂNCIA QUE ELE TRAZ PARA A ATUAÇÃO DO PRÓPRIO RESIDENTE EM SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. DE IGUAL MANEIRA, O TRABALHO RESSALTA AS MELHORIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO DO IFRN – CAMPUS MACAU.