O ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS APRESENTA DIFICULDADES PRINCIPALMENTE COM RESPEITO A ASSUNTOS DE FÍSICA. ISTO PODE OCORRER PELO FATO DE A MAIORIA DOS PROFESSORES SEREM FORMADOS EM BIOLOGIA, E PELA EXIGÊNCIA DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E MATEMÁTICOS POR PARTE DOS ALUNOS PARA A INTERPRETAÇÃO E BUSCA DE SOLUÇÕES PARA VÁRIOS PROBLEMAS. UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM FAZ-SE NECESSÁRIO, PRINCIPALMENTE DESDE QUE ESTEJA VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE INTERPRETATIVA DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE, LEITURA E INTERPRETAÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS PARA O CONHECIMENTO DAS ÁREAS CIENTÍFICAS, ACREDITAMOS QUE AS HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ) SEJAM UM IMPORTANTE E INTERESSANTES INSTRUMENTO PARA TAL. ESTE TRABALHO OPTOU POR FAZER UMA ANÁLISE DO POTENCIAL ASSOCIADO A ELABORAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS(HQ) PELOS ESTUDANTES COMO ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA. A ANÁLISE FOI CONDUZIDO ATRAVÉS DE UM OLHAR QUALITATIVO A MESMA FOI DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES PROPORCIONADAS PELO ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO I (DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLOGIA E SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA). A ELABORAÇÃO DE HQ COMO ATIVIDADE AVALIATIVA PARA OS ESTUDANTES MOSTROU-SE EFICAZ NA OBSERVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ISSO POR QUE OS ALUNOS SE SENTIRAM MAIS LIVRES PARA EXPOSIÇÃO DO QUE COMPREENDERAM, E AINDA PROMOVERAM UM VARIAÇÃO COM RELAÇÃO ÀS TRADICIONAIS AVALIAÇÕES QUE COSTUMAM DEIXAR OS ALUNOS NERVOSOS E ANSIOSOS.