ESTE ARTIGO BUSCA CONTRIBUIR COM A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM TRABALHO DO GÊNERO CORDEL. A INVESTIGAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O USO DO GÊNERO CORDEL COMO ELO FACILITADOR DO PROCESSO DE LETRAMENTO EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA); QUESTIONANDO COMO A LITERATURA DE CORDEL PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ESCRITA ALFABÉTICA EM UMA TURMA DE EJA E ATÉ QUE PONTO SEU USO FACILITA O PROCESSO DE LETRAMENTO? A REFERIDA PESQUISA FOI REALIZADA COM UMA ALUNA DA 1ª MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL, SITUADA NO POVOADO DE LAGOA DO OUTEIRO, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE BUENOS AIRES - PE. OS RESULTADOS DISCORREM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO GÊNERO CORDEL PARA AUXILIAR OS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR SER ESTE UM GÊNERO QUE DIALOGA JUNTO AO UNIVERSO DO EDUCANDO; CONSIDERANDO QUE A LITERATURA DE CORDEL É MUITO MAIS AMPLA DO QUE SE PODE IMAGINAR, UMA VEZ QUE APRESENTA DIFERENTES RECURSOS METODOLÓGICOS A SEREM DESENVOLVIDOS EM SALA DE AULA, TRAZENDO UMA DIVERSIDADE DE TEMÁTICAS LIGADAS A PRÁTICA SOCIAL DO ALUNO, PERMITINDO AO MESMO TAMBÉM NA PRODUÇÃO DESTA LITERATURA NAS ENTRELINHAS DOS VERSOS, A EXPRESSÃO DAQUILO QUE SENTE, DO QUE ACREDITA SER OU DOS SONHOS QUE DESEJA CONCRETIZAR.