A TEMÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM ESTÁ HÁ MUITOS ANOS EM PAUTA NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EM ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. NESTE CONTEXTO, OS LIVROS DIDÁTICOS SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTES QUE AUXILIAM O PROFESSOR NA MEDIDA EM QUE EXPÕEM DE FORMA SATISFATÓRIA OS EXERCÍCIOS E PROBLEMAS PROPOSTOS A SEREM RESOLVIDOS POR ELE EM AULA OU ORIENTADOS PARA RESOLUÇÃO PELOS PRÓPRIOS ESTUDANTES, AJUDANDO-LHES NA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO REPASSADO E COLABORANDO SIGNIFICATIVAMENTE COM SEU DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL. TENDO COMO FOCO A RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS E PROBLEMAS EM FÍSICA, ESTE TRABALHO APRESENTA UMA ANÁLISE QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA ENVOLVENDO UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E ANÁLISE INDIVIDUAL, DE ACORDO COM AS CLASSIFICAÇÕES PROPOSTAS POR WATTS (1991). FAZ-SE AINDA UMA ANÁLISE DE CAPÍTULOS DOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NA DISCIPLINA DE FÍSICA DE CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DE UM DOS CAMPI DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. A PESQUISA COM OS LIVROS APONTA PARA A FRAGILIDADE DELES COM RELAÇÃO AOS PROBLEMAS E EXERCÍCIOS PROPOSTOS, QUE ORIENTAM INSATISFATORIAMENTE OS ESTUDANTES NO SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. POR OUTRO LADO, MESMO QUE OS ENUNCIADOS DOS EXERCÍCIOS E PROBLEMAS NÃO SEJAM APRESENTADOS NA FORMA DESEJÁVEL, A REVISÃO DE LITERATURA INDICA QUE A POSTURA ADOTADA PELO PROFESSOR PODE CONTRIBUIR PARA PROMOVER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO DOS ENUNCIADOS E, É NECESSÁRIO LEVAR EM CONTA EM SUA FORMAÇÃO ASPECTOS RELACIONADOS À ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENQUANTO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM.