PARTE DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS TEM SE PREOCUPADO EM EDUCAR PARA A CIDADANIA. A EFETIVAÇÃO DESTA PROPOSTA DEPENDE DE UMA INTERAÇÃO COM A REALIDADE. NO ENTANTO, ISSO CARECE DE APTIDÃO DO PROFESSOR EM POSSIBILITAR AOS SEUS ALUNOS ESSAS REFLEXÕES. O PROJETO DE ENSINO DESENVOLVIDO NO COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA, NA EEB TANCREDO NEVES, NO ANO DE 2019, PROPÔS O LEVANTAMENTO SOBRE A AGRICULTURA URBANA NO BAIRRO EFAPI, CHAPECÓ/SC, LEVANDO OS RESULTADOS PARA A SALA DE AULA E INCLUINDO NO CONTEÚDO DE QUÍMICA. A RELAÇÃO FOI FEITA DISCUTINDO A COMPOSIÇÃO DOS ELEMENTOS ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO, COMO O SOLO, A GERMINAÇÃO DAS SEMENTES, A PRODUTIVIDADE E O CONSUMO DOS ALIMENTOS. A METODOLOGIA DA COLETA FOI DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, USADO PELOS ESTUDANTES. OS DADOS FORAM TRANSFORMADOS EM GRÁFICOS, SENDO REALIZADAS RODAS DE CONVERSAS COM ESTUDANTES, AO FINAL DAS ATIVIDADES DO PROJETO, COLHENDO AS IMPRESSÕES DOS PARTICIPANTES SOBRE A PROBLEMÁTICA. AS “FALAS” E REFLEXÕES SEGUIRAM O OPÇÃO DIALÉTICA, PERMITINDO A INTERAÇÃO COM OS ASPECTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E POLÍTICOS. OS ESTUDANTES DEMONSTRAM COMPREENDER QUE OS COMPONENTES QUÍMICOS ENVOLVIDOS NA AGRICULTURA SÃO OS MESMOS QUE ESTÃO NA TABELA PERIÓDICA, PORTANTO FAZEM PARTE DO CONTEÚDO DE QUÍMICA. TAMBÉM FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES POSSUEM NA SUA CASA ALGUMA PRODUÇÃO EM PEQUENOS ESPAÇOS. ESTE ENSAIO APRESENTA RELATA AS INTERAÇÕES ENTRE A REALIDADE E O CONTEÚDO DE QUÍMICA, RELACIONANDO-O COM A AGROECOLOGIA E OS ASPECTOS SOCIAIS E CULTURAIS DOS MORADORES DO ENTORNO DA ESCOLA, CONTRIBUINDO COM O EXERCÍCIO DA CIDADANIA PELOS ESTUDANTES.