O TRABALHO TEM O INTUITO DE ANALISAR O ACESSO, A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DOS ALUNOS COTISTAS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO CAMPUS SANTA CRUZ DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN. A INSTITUIÇÃO OFERECE O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DESDE 2009, MOMENTO EM QUE INICIOU SUAS ATIVIDADES NESTE MUNICÍPIO, DESDE ENTÃO SÃO DISPONIBILIZADAS 40 VAGAS ANUAIS PARA O CURSO, A PARTIR DO PROCESSO SELETIVO DE 2013, APÓS A PROMULGAÇÃO DA LEI Nº 12.711/12, QUE GARANTE A INCLUSÃO SOCIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA, A INSTITUIÇÃO PASSOU A RESERVAR 50% (CINQUENTA POR CENTO) DE SUAS VAGAS PARA ALUNOS PROVENIENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS. A METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA FOI BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL E ESTÁ INSERIDA NO CAMPO DOS ESTUDOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS, NO MOMENTO DE ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS E OS EXAMES DESTES. COMO RESULTADO DA ANÁLISE VERIFICA-SE QUE A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DAS TURMAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CAMPUS SANTA CRUZ DO IFRN POSSUEM UM EQUILÍBRIO ENTRE OS ALUNOS COTISTAS E OS DISCENTES DA SELEÇÃO GERAL, CONSIDERADO OS INGRESSANTES APÓS A ‘LEI DAS COTAS’. RESSALTA-SE QUE COMO POLÍTICA PÚBLICA, ESTA PRECISA SER AVALIADA, MAS, AVALIZAR O ACESSO É UM FATOR IMPORTANTE, MAS É IMPRESCINDÍVEL A AÇÃO DE OUTRAS POLÍTICAS PÚBLICAS CONCOMITANTES PARA ASSEGURAR A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DOS ESTUDANTES PROVENIENTES DA ‘LEI DAS COTAS’.