O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA ANÁLISE SOBRE AS PERSPECTIVAS DO QUE VENHA A SER INCLUSÃO, ENQUANTO PRÁTICA PÚBLICA, ADOTADA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ALCÂNTARAS- CEARÁ, MUNICÍPIO SITUADO NA SERRA DA MERUOCA, A 256 QUILÔMETROS DA CAPITAL, FORTALEZA. DISCORRO SOBRE A VISÃO DOS PAIS DOS EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA, ALÉM DOS EDUCADORES E DA LITERATURA, PARA IDENTIFICAR O QUE VEM SENDO FEITO NAS ESCOLAS NO ÂMBITO DA INCLUSÃO. ESTA, CONSIDERADA FREQUENTEMENTE PELA SOCIEDADE EM GERAL, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, RELEVANTE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, FICA IMPERCEPTÍVEL QUANTO DE SUA TOTALIDADE, QUE É A INSERÇÃO DE TODOS. A INCLUSÃO ESCOLAR ESTÁ NA AFIRMATIVA DE INCLUIR TODOS. SABENDO QUE A REALIDADE DOS AMBIENTES DE ENSINO É CONSTITUÍDA POR UMA HETEROGENEIDADE E QUE OS PARÂMETROS PEDAGÓGICOS CAMINHAM PARA UM NIVELAMENTO DOS EDUCANDOS, ARTICULANDO PROPOSTAS DE HOMOGENEIDADE, CAUSA EFEITO DE EXCLUSÃO DAQUELES QUE NÃO CONSEGUEM SE ADAPTAR A UMA METODOLOGIA ENRAIZADA, PELA EXISTÊNCIA DOS DIFERENTES NÍVEIS E LIMITAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.