AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS SÃO CARACTERIZADAS COMO POLÍTICAS PÚBLICAS ADVINDAS DO ESTADO COM O INTUITO DE PROMOVER A INSERÇÃO E A PERMANÊNCIA COM QUALIDADE DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA,
ANTES MARGINALIZADOS PELO PODER PÚBLICO. NESTE ESTUDO, APRESENTAMOS OS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA SUA
APLICABILIDADE, PASSANDO POR IMPORTANTES ETAPAS: DETECÇÃO DA PROBLEMÁTICA, CRIAÇÃO DE CONDIÇÕES PARA
SUA SOLUÇÃO, APLICAÇÃO DAS POLÍTICAS E O MONITORAMENTO DA EFETIVAÇÃO. ESTE ESTUDO COMPREENDE SUA
FUNCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ACORDO COM AS METAS EXPRESSAS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014 – 2024). PARA ALÉM DA ANÁLISE DE UMA RESTRITA POLÍTICA EDUCACIONAL, O ENFOQUE DESTE ESTUDO ESTÁ DIRECIONADO PARA O SEU CONJUNTO, ATENTANDO PARA COMO ESTAS SE RELACIONAM A FIM DE PROMOVER A INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DOS INDIVÍDUOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. SOB UMA ÓTICA METODOLÓGICA PARTINDO DE UMA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO (AAD), ASSOCIADA COM A RETÓRICA DO TEÓRICO MICHAEL FOUCAULT (1999), ANALISAMOS AS ESPECIFICIDADES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS PERMUTAS NA COMPARAÇÃO DO TRABALHO DO SER ARQUEOLÓGICO.