A INCLUSÃO ESCOLAR, QUE DEFENDE A ESCOLA REGULAR COMO ESPAÇO EDUCACIONAL DE TODOS, NASCEU PARA SE
CONTRAPOR AO PARADIGMA DA EXCLUSÃO ESCOLAR, EM QUE ALGUNS ALUNOS ERAM SEGREGADOS POR APRESENTAREM
CARACTERÍSTICAS DIFERENTES DAS ESPERADAS PELA INSTITUIÇÃO. NESTA PERSPECTIVA, A ESCOLA DEVE ESTAR APTA
PARA RECEBER TODOS OS ALUNOS, INDEPENDENTE DAS CARACTERÍSTICAS QUE POSSAM APRESENTAR. POR ISSO, COM
BASE NAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS AO LONGO DA FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE DO
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) ELABORAMOS NOSSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) NO
ANO DE 2015 VOLTADO PARA ESSA TEMÁTICA DA INCLUSÃO. NO PRESENTE ESTUDO APRESENTAMOS UM RECORTE DO
NOSSO TCC, EM QUE INVESTIGAMOS SOBRE A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL,
ESPECIFICAMENTE, NUMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN, APONTANDO A ATUAL
REALIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO. FOI REALIZADA EXPLORAÇÃO DE CARÁTER
DOCUMENTAL, BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO. APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS PARA UMA
PROFESSORA QUE TRABALHA COM UM ALUNO SURDO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ. CONCLUIU-SE QUE A PARTIR DO
CONHECIMENTO SOBRE A LEGISLAÇÃO E, ESPECIFICAMENTE, SOBRE O RECONHECIMENTO DA LIBRAS, A FAMÍLIA,
BEM COMO OS PROFESSORES, PODEM COMEÇAR A EXIGIR MUDANÇAS NA ESCOLA, COM FINALIDADE DE ATENDER AS
NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO COM SURDEZ, OU SEJA, QUE A INCLUSÃO POSSA DE FATO OCORRER
PARA ESSE ALUNADO.