O PRESENTE TRABALHO TEM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR COM O DEBATE DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTISTA NA MODALIDADE NATAÇÃO INFANTIL. DESTE MODO, CONSIDERAMOS IMPORTANTE O ESTUDO PARA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA NATAÇÃO E SEUS GANHOS NA VIDA DE UM AUTISTA, TAIS COMO: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, COORDENAÇÃO MOTORA, BEM-ESTAR E GANHOS EMERGENTES ADVINDOS DAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO. RECORREMOS A UMA PESQUISA DE CAMPO TRANSVERSAL, EM QUE FORAM ANALISADAS AS ATUAÇÕES DE UMA ALUNA COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA), NOS QUAIS FORAM AVALIADAS AS PERCEPÇÕES AUTÔNOMSS DE UMA CRIANÇA DE SEXO FEMININO COM TEA, SUA RELAÇÃO SOCIAL COM OS DEMAIS PRATICANTES NA MODALIDADE ALÉM DE SEU DESENVOLVIMENTO MEDIANTE AS INTERVENÇÕES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, LOGO EM SEGUIDA FORAM EFETUADAS CORREÇÕES NOS MOVIMENTOS, SEJAM ELES COMPORTAMENTAIS OU MOTORES, INCENTIVANDO-A E CAPACITANDO-A PARA OS IDÔNEOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MODALIDADE AQUÁTICA ALÉM DA BUSCA PARA UMA MELHOR OPERACIONALIZAÇÃO DE SEU CONVÍVIO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. POR MEIO DESTAS INTERVENÇÕES FOI OBSERVADO QUE, APÓS UM SEMESTRE A ALUNA CONSEGUIU DESENVOLVER AS AULAS NORMALMENTE SEGUINDO OS COMANDOS SEM DUAS OU TRÊS AFIRMAÇÕES E DESENVOLVENDO A NATAÇÃO DE FORMA MAIS PRAZEROSA, COMO TAMBÉM TORNOU-SE RECORRENTE AS AFIRMAÇÕES DE SUA MÃE SOBRE OS GANHOS SOCIAIS DE SUA FILHA NO AMBIENTE ESCOLAR E NOS PASSEIOS FAMILIARES.
PALAVRAS-CHAVE: NATAÇÃO INFANTIL, AUTISMO, INCLUSÃO SOCIAL.