A PROPOSTA INICIAL DESTE ARTIGO,É TRAZER A DISCUSSÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, AO CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE TODAS AS ÁREAS, COMO TAMBÉM, SERVIR COMO MEIO DE DIVULGAÇÃO E INFORMAÇÃO A RESPEITO DA SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PONTA GROSSA–PR. A PRESENTE PESQUISA TEVE MAIOR RELEVÂNCIA, QUANDO DEPAROU-SE COM A POUCA INFORMAÇÃO E O POUCO CONHECIMENTO POR PARTE DOS DOCENTES EM RELAÇÃO A SÍNDROME, APÓS A REALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AOS PROFESSORES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA. SÃO INÚMEROS FATORES E AGRAVANTES QUE PODEM CAUSAR A SÍNDROME DE BURNOUT, COMO TAMBÉM, PODE SER CONFUNDIDA COM OUTROS PROBLEMAS DE SAÚDE MAIS GRAVES, MAS QUE PROVAVELMENTE FORAM ORIGINADOS POR ELA. PODE-SE DIZER QUE A SÍNDROME DE BURNOUT É UMA DOENÇA SILENCIOSA, PORÉM CAUSADA POR UM CONJUNTO DE FATORES QUE JUNTOS PODEM CAUSAR SÉRIOS DANOS AO PROFISSIONAL. CASO AGRAVADAS AS SITUAÇÕES E OS NÍVEIS DA DOENÇA PODEM DESENCADEAR INÚMEROS DISTÚRBIOS, COMO POR EXEMPLO, DEPRESSÃO, PROBLEMAS CARDIOVASCULARES, GASTROINTESTINAIS, ENTRE OUTROS. CABE A CADA PROFISSIONAL BUSCAR INFORMAÇÕES E PROCURAR MELHOR COMPREENDER OS SINAS E SINTOMAS DA SÍNDROME, COMO TAMBÉM, ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM ACENDER A LÂMPADA DE EMERGÊNCIA E ESTAR ATENTOS AOS INDÍCIOS DE APARECIMENTO DA DOENÇA, NOS PROFESSORES. COMO TODA E QUALQUER ENFERMIDADE, QUANTO MAIS CEDO PROCURAR POR TRATAMENTO ADEQUADO, MAIS RÁPIDO O PROFISSIONAL TERÁ CHANCES DE MELHORIA E CURA.