O PRESENTE ARTIGO ANALISA A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA A INICIAÇÃO
À DOCÊNCIA (PIBID) EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DOCENTE DOS LICENCIANDO EM CIÊNCIAS DA
NATUREZA, BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE COMO PROFESSORES PESQUISADORES,
CRÍTICOS E REFLEXIVOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI OBSERVAR A EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO
PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-
UFPI, CAMPUS AMILCAR FERREIRA SOBRAL. A PESQUISA DESTE TEMA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE
ENTREVISTAS COM DEZ PERGUNTAS RELACIONADO AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS PELO PIBID CAPES PARA
COM OS EX-PIBIDIANOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, TENDO EM VISTA QUE SOMENTE DOIS DOS EX
PIBIDIANOS RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO PROPOSTO, POR EXEMPLO O QUE É PIBID PARA VOCÊ? QUAL
A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE? O MESMO TRAZ A APROXIMAÇÃO DO COTIDIANO
ESCOLAR PARA O AMBIENTE ACADÊMICO? A PARTIR DESSAS CONCEPÇÕES FORAM EVIDENCIADOS QUE O
PIBID ATUA PARA ESSES FORMANDOS A BUSCA DA REALIDADE ESCOLAR, OU SEJA, O MESMO CONTRIBUI PARA
A COMPREENSÃO DA TEORIA OBTIDA NO MEIO ACADÊMICO E A PRÁTICA EXERCIDA NO AMBIENTE ESCOLAR.
AMPLIANDO PARA O ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE COMO PELA PRODUÇÃO DE NOVAS
ABORDAGENS E DIFERENTES MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E PELA VALORIZAÇÃO
PROFISSIONAL.