Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MINERALOGIA

Palavra-chaves: OBJETO DE APRENDIZAGEM, MINERALOGIA, DESENVOLVIMENTO, METODOLOGIA INTERA Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59853
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5518
    "inscrito_id" => 10287
    "titulo" => """
      DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA\r\n
      O ENSINO DE MINERALOGIA
      """
    "resumo" => "A EPT SE APRESENTA COMO UM DOS MODELOS MAIS DESAFIANTES E COMPLEXOS DE EDUCAÇÃO EXISTENTES, BUSCANDO FORMAR INDIVÍDUOS PARA USUFRUIR DE TODO SEU POTENCIAL. DIANTE DE TAMANHO DESAFIO, O MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, BASEADO NA TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES, DEMONSTRA-SE ULTRAPASSADO. O MODELO EDUCACIONAL PROPOSTO PARA ATUALIDADE DEVE CONSIDERAR O ALUNO COMO SUJEITO ATIVO E CAPAZ DE DETERMINAR SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. O EXPRESSIVO CRESCIMENTO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS EXPANDE O ACESSO DE USUÁRIOS A UMA VASTA GAMA DE CONHECIMENTO, ENTRETANTO É PRECISO DESENVOLVER NOS ALUNOS UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO, QUE IMPLICA EM MUDANÇA DE PRÁTICAS E METODOLOGIAS PARA INSERÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO. ENTRE AS DIVERSAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DESENVOLVIDAS VOLTADAS A ÁREA DA EDUCAÇÃO, PODEM-SE DESTACAR OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OAS). O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM OA PARA APOIAR O ENSINO DE MINERALOGIA EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES. O DESENVOLVIMENTO FOI NORTEADO PELA METODOLOGIA INTERA E O DESIGN PEDAGÓGICO FOI ESTRUTURADO SEGUNDO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL E ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS. O OBJETO DESENVOLVIDO É DENOMINADO DE CATÁLOGO MINERAL, ESTRUTURADO NO FORMATO DE UMA PÁGINA WEB ARTICULADA COM UM FORMULÁRIO GOOGLE. ATUALMENTE O OA ESTÁ EM PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR UMA TURMA DO CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO DO IFGOIANO, APÓS A SUA VALIDAÇÃO O OA SERÁ INSTALADO EM UM REPOSITÓRIO PARA QUE ACESSÍVEL AO PÚBLICO EM GERAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "OBJETO DE APRENDIZAGEM, MINERALOGIA, DESENVOLVIMENTO, METODOLOGIA INTERA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA20_ID10287_03102019163748.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAINER DIOGO VIEIRA MATOS"
    "autor_nome_curto" => "JAINER DIOGO"
    "autor_email" => "jainerdiogo@ufg.br"
    "autor_ies" => "IFGOIANO - CAMPUS MORRINHOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59853
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5518
    "inscrito_id" => 10287
    "titulo" => """
      DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA\r\n
      O ENSINO DE MINERALOGIA
      """
    "resumo" => "A EPT SE APRESENTA COMO UM DOS MODELOS MAIS DESAFIANTES E COMPLEXOS DE EDUCAÇÃO EXISTENTES, BUSCANDO FORMAR INDIVÍDUOS PARA USUFRUIR DE TODO SEU POTENCIAL. DIANTE DE TAMANHO DESAFIO, O MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, BASEADO NA TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES, DEMONSTRA-SE ULTRAPASSADO. O MODELO EDUCACIONAL PROPOSTO PARA ATUALIDADE DEVE CONSIDERAR O ALUNO COMO SUJEITO ATIVO E CAPAZ DE DETERMINAR SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. O EXPRESSIVO CRESCIMENTO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS EXPANDE O ACESSO DE USUÁRIOS A UMA VASTA GAMA DE CONHECIMENTO, ENTRETANTO É PRECISO DESENVOLVER NOS ALUNOS UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO, QUE IMPLICA EM MUDANÇA DE PRÁTICAS E METODOLOGIAS PARA INSERÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO. ENTRE AS DIVERSAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DESENVOLVIDAS VOLTADAS A ÁREA DA EDUCAÇÃO, PODEM-SE DESTACAR OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OAS). O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM OA PARA APOIAR O ENSINO DE MINERALOGIA EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES. O DESENVOLVIMENTO FOI NORTEADO PELA METODOLOGIA INTERA E O DESIGN PEDAGÓGICO FOI ESTRUTURADO SEGUNDO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL E ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS. O OBJETO DESENVOLVIDO É DENOMINADO DE CATÁLOGO MINERAL, ESTRUTURADO NO FORMATO DE UMA PÁGINA WEB ARTICULADA COM UM FORMULÁRIO GOOGLE. ATUALMENTE O OA ESTÁ EM PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR UMA TURMA DO CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO DO IFGOIANO, APÓS A SUA VALIDAÇÃO O OA SERÁ INSTALADO EM UM REPOSITÓRIO PARA QUE ACESSÍVEL AO PÚBLICO EM GERAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "OBJETO DE APRENDIZAGEM, MINERALOGIA, DESENVOLVIMENTO, METODOLOGIA INTERA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA20_ID10287_03102019163748.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAINER DIOGO VIEIRA MATOS"
    "autor_nome_curto" => "JAINER DIOGO"
    "autor_email" => "jainerdiogo@ufg.br"
    "autor_ies" => "IFGOIANO - CAMPUS MORRINHOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EPT SE APRESENTA COMO UM DOS MODELOS MAIS DESAFIANTES E COMPLEXOS DE EDUCAÇÃO EXISTENTES, BUSCANDO FORMAR INDIVÍDUOS PARA USUFRUIR DE TODO SEU POTENCIAL. DIANTE DE TAMANHO DESAFIO, O MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, BASEADO NA TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES, DEMONSTRA-SE ULTRAPASSADO. O MODELO EDUCACIONAL PROPOSTO PARA ATUALIDADE DEVE CONSIDERAR O ALUNO COMO SUJEITO ATIVO E CAPAZ DE DETERMINAR SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. O EXPRESSIVO CRESCIMENTO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS EXPANDE O ACESSO DE USUÁRIOS A UMA VASTA GAMA DE CONHECIMENTO, ENTRETANTO É PRECISO DESENVOLVER NOS ALUNOS UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO, QUE IMPLICA EM MUDANÇA DE PRÁTICAS E METODOLOGIAS PARA INSERÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO. ENTRE AS DIVERSAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DESENVOLVIDAS VOLTADAS A ÁREA DA EDUCAÇÃO, PODEM-SE DESTACAR OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OAS). O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM OA PARA APOIAR O ENSINO DE MINERALOGIA EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES. O DESENVOLVIMENTO FOI NORTEADO PELA METODOLOGIA INTERA E O DESIGN PEDAGÓGICO FOI ESTRUTURADO SEGUNDO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL E ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS. O OBJETO DESENVOLVIDO É DENOMINADO DE CATÁLOGO MINERAL, ESTRUTURADO NO FORMATO DE UMA PÁGINA WEB ARTICULADA COM UM FORMULÁRIO GOOGLE. ATUALMENTE O OA ESTÁ EM PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR UMA TURMA DO CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO DO IFGOIANO, APÓS A SUA VALIDAÇÃO O OA SERÁ INSTALADO EM UM REPOSITÓRIO PARA QUE ACESSÍVEL AO PÚBLICO EM GERAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.