A EPT SE APRESENTA COMO UM DOS MODELOS MAIS DESAFIANTES E COMPLEXOS DE EDUCAÇÃO EXISTENTES, BUSCANDO FORMAR INDIVÍDUOS PARA USUFRUIR DE TODO SEU POTENCIAL. DIANTE DE TAMANHO DESAFIO, O MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, BASEADO NA TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES, DEMONSTRA-SE ULTRAPASSADO. O MODELO EDUCACIONAL PROPOSTO PARA ATUALIDADE DEVE CONSIDERAR O ALUNO COMO SUJEITO ATIVO E CAPAZ DE DETERMINAR SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. O EXPRESSIVO CRESCIMENTO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS EXPANDE O ACESSO DE USUÁRIOS A UMA VASTA GAMA DE CONHECIMENTO, ENTRETANTO É PRECISO DESENVOLVER NOS ALUNOS UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO, QUE IMPLICA EM MUDANÇA DE PRÁTICAS E METODOLOGIAS PARA INSERÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO. ENTRE AS DIVERSAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DESENVOLVIDAS VOLTADAS A ÁREA DA EDUCAÇÃO, PODEM-SE DESTACAR OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OAS). O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM OA PARA APOIAR O ENSINO DE MINERALOGIA EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES. O DESENVOLVIMENTO FOI NORTEADO PELA METODOLOGIA INTERA E O DESIGN PEDAGÓGICO FOI ESTRUTURADO SEGUNDO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL E ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS. O OBJETO DESENVOLVIDO É DENOMINADO DE CATÁLOGO MINERAL, ESTRUTURADO NO FORMATO DE UMA PÁGINA WEB ARTICULADA COM UM FORMULÁRIO GOOGLE. ATUALMENTE O OA ESTÁ EM PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR UMA TURMA DO CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO DO IFGOIANO, APÓS A SUA VALIDAÇÃO O OA SERÁ INSTALADO EM UM REPOSITÓRIO PARA QUE ACESSÍVEL AO PÚBLICO EM GERAL.