O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR PESQUISAS SOBRE A ETNOMATEMÁTICA E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS, PUBLICADAS NOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NAS EDIÇÕES DE 2013 E 2016. OS ARTIGOS SELECIONADOS FORAM ANALISADOS DE ACORDO COM OS NÍVEIS DE ENSINO NOS QUAIS AS PESQUISAS FORAM REALIZADAS, IDENTIFICANDO-SE OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS QUE EMERGIRAM E/OU FORAM ABORDADOS E EM QUE CONTEXTO SOCIOCULTURAL AS INVESTIGAÇÕES FORAM REALIZADAS. CONSTATOU-SE QUE AS PESQUISAS SÃO REALIZADAS COM MAIS FREQUÊNCIA EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA E QUE OS CONCEITOS MAIS ABORDADOS SÃO OS DE GEOMETRIA. OS TRABALHOS CONTEMPLAM, DE FORMA MAIS EXPRESSIVA, A INVESTIGAÇÃO SOBRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS EMPREGADOS NAS PROFISSÕES DOS ALUNOS E/OU FAMILIARES, PARA, EM SEGUIDA ESTABELECER RELAÇÕES COM OS CONHECIMENTOS ESCOLARES.