O PRESENTE TRABALHO, TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE EXPÕE O CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM CAMPO E APRESENTA PRÁTICAS E ABORDAGENS PARA PROCESSO DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL, ASSIM COMO PRESERVAÇÃO DE DIREITOS. A PARTIR, DO AMBIENTE ESCOLAR POR ESTUDANTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA EXECUÇÃO DO I ESTÁGIO SUPERVISIONADO, NA CIDADE DE CASTANHAL/PA. O OBJETIVO, DE DEMOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR EM SER EFICAZ NO PROCESSO DE FIM DO TRABALHO INFANTIL. APRESENTA, COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, EVIDENCIAR AS PRÁTICAS ADOTADAS NO AMBIENTE ESCOLAR, NÃO APENAS PELA INSTITUIÇÃO, MAS DE TODOS OS SETORES QUE LHE COMPÕEM, DESDE O CORPO DOCENTE A INSTITUIÇÕES SOCIAIS QUE ESTÃO INSERIDAS NESTE CONTEXTO. SUA ESTRUTURA, PARTE DO ENTENDIMENTO DA DIMENSÃO DO TRABALHO INFANTIL E SEUS RESPECTIVOS DANOS, ASSIM COMO, DETALHA O PROCESSO EM CAMPO E AS PRÁTICAS ADOTADAS PARA OBTENÇÃO E CONSTATAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL.