OBJETIVOU-SE ENTENDER O QUE VEM A SER A SUPERDOTAÇÃO, AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS APRESENTADAS PELO SUPERDOTADO, ASSIM COMO AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA IMPLEMENTADAS NO BRASIL. O QUE É A SUPERDOTAÇÃO E QUAIS AS CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS PELA PESSOA SUPERDOTADA? QUAIS AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ADOTADAS NO BRASIL, VISANDO A INSERÇÃO DA PESSOA SUPERDOTADA NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO? DE QUE FORMA ESSAS POLÍTICAS TÊM IMPACTADO NAS ESCOLAS? REALIZOU-SE PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA ENVOLVENDO A TEMÁTICA. OS RESULTADOS APONTAM PARA ESTÁGIOS DIFERENTES DE CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E MARCA A EXISTÊNCIA DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NORMATIVOS NO CONTEXTO BRASILEIRO PARA ASSEGURAR A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AOS SUPERDOTADOS. OBSERVOU-SE QUE A LEGISLAÇÃO TEM SIDO APONTADA COMO UM IMPORTANTE FATOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NO ENTANTO A EXISTÊNCIA FORMAL DE LEIS NÃO IMPLICA NECESSARIAMENTE O SEU CUMPRIMENTO NA PRÁTICA. A RETIRADA DE OBSTÁCULOS IMPEDITIVOS PARA QUE HAJA A PLENA PARTICIPAÇÃO INCLUSIVA E APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM AH/SD ENVOLVE, PARA ALÉM DA LEGISLAÇÃO, A CONSCIENTIZAÇÃO, OS INVESTIMENTOS EM MELHORIAS DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS E OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NECESSÁRIOS QUE CONTRIBUAM PARA A ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE GARANTAM ACESSO E PERMANÊNCIA DESSAS PESSOAS NOS ESPAÇOS ESCOLARES.