A HISTÓRIA DA SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58394 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3315 "inscrito_id" => 13411 "titulo" => "A HISTÓRIA DA SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "OBJETIVOU-SE ENTENDER O QUE VEM A SER A SUPERDOTAÇÃO, AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS APRESENTADAS PELO SUPERDOTADO, ASSIM COMO AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA IMPLEMENTADAS NO BRASIL. O QUE É A SUPERDOTAÇÃO E QUAIS AS CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS PELA PESSOA SUPERDOTADA? QUAIS AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ADOTADAS NO BRASIL, VISANDO A INSERÇÃO DA PESSOA SUPERDOTADA NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO? DE QUE FORMA ESSAS POLÍTICAS TÊM IMPACTADO NAS ESCOLAS? REALIZOU-SE PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA ENVOLVENDO A TEMÁTICA. OS RESULTADOS APONTAM PARA ESTÁGIOS DIFERENTES DE CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E MARCA A EXISTÊNCIA DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NORMATIVOS NO CONTEXTO BRASILEIRO PARA ASSEGURAR A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AOS SUPERDOTADOS. OBSERVOU-SE QUE A LEGISLAÇÃO TEM SIDO APONTADA COMO UM IMPORTANTE FATOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NO ENTANTO A EXISTÊNCIA FORMAL DE LEIS NÃO IMPLICA NECESSARIAMENTE O SEU CUMPRIMENTO NA PRÁTICA. A RETIRADA DE OBSTÁCULOS IMPEDITIVOS PARA QUE HAJA A PLENA PARTICIPAÇÃO INCLUSIVA E APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM AH/SD ENVOLVE, PARA ALÉM DA LEGISLAÇÃO, A CONSCIENTIZAÇÃO, OS INVESTIMENTOS EM MELHORIAS DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS E OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NECESSÁRIOS QUE CONTRIBUAM PARA A ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE GARANTAM ACESSO E PERMANÊNCIA DESSAS PESSOAS NOS ESPAÇOS ESCOLARES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "SUPERDOTAÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID13411_18092019090603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA DE OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIOLA OLIVEIRA" "autor_email" => "FABI_OLIVEIRA01@YAHOO.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58394 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3315 "inscrito_id" => 13411 "titulo" => "A HISTÓRIA DA SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "OBJETIVOU-SE ENTENDER O QUE VEM A SER A SUPERDOTAÇÃO, AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS APRESENTADAS PELO SUPERDOTADO, ASSIM COMO AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA IMPLEMENTADAS NO BRASIL. O QUE É A SUPERDOTAÇÃO E QUAIS AS CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS PELA PESSOA SUPERDOTADA? QUAIS AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ADOTADAS NO BRASIL, VISANDO A INSERÇÃO DA PESSOA SUPERDOTADA NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO? DE QUE FORMA ESSAS POLÍTICAS TÊM IMPACTADO NAS ESCOLAS? REALIZOU-SE PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA ENVOLVENDO A TEMÁTICA. OS RESULTADOS APONTAM PARA ESTÁGIOS DIFERENTES DE CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E MARCA A EXISTÊNCIA DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NORMATIVOS NO CONTEXTO BRASILEIRO PARA ASSEGURAR A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AOS SUPERDOTADOS. OBSERVOU-SE QUE A LEGISLAÇÃO TEM SIDO APONTADA COMO UM IMPORTANTE FATOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NO ENTANTO A EXISTÊNCIA FORMAL DE LEIS NÃO IMPLICA NECESSARIAMENTE O SEU CUMPRIMENTO NA PRÁTICA. A RETIRADA DE OBSTÁCULOS IMPEDITIVOS PARA QUE HAJA A PLENA PARTICIPAÇÃO INCLUSIVA E APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM AH/SD ENVOLVE, PARA ALÉM DA LEGISLAÇÃO, A CONSCIENTIZAÇÃO, OS INVESTIMENTOS EM MELHORIAS DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS E OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NECESSÁRIOS QUE CONTRIBUAM PARA A ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE GARANTAM ACESSO E PERMANÊNCIA DESSAS PESSOAS NOS ESPAÇOS ESCOLARES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "SUPERDOTAÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID13411_18092019090603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA DE OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIOLA OLIVEIRA" "autor_email" => "FABI_OLIVEIRA01@YAHOO.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }