RESUMO
O ESTUDO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR COM FOCO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA, ENFATIZANDO QUE ESSA MODALIDADE PERMITE ENXERGAS AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PELO GESTOR COMO UM ELEMENTO IMPORTANTE QUE ALÉM DO PAPEL DE ADMINISTRAR. DESSE MODO, O OBJETIVO GERAL DA INVESTIGAÇÃO BUSCOU IDENTIFICAR O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DENTRO DAS ESCOLAS. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS INTENTARAM ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE A FUNÇÃO DE ADMINISTRAR E A DE GERIR; COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA; CONHECER OS BENEFÍCIOS DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NAS DECISÕES E NA ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS QUE OCORREM NO SOLO ESCOLAR. A METODOLOGIA FICOU CIRCUNSCRITA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. A INVESTIGAÇÃO JUSTIFICA-SE POR PROMOVER UMA DISCUSSÃO QUE EVIDENCIA O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO UMA FORMA DE APOIO AO GESTOR, QUE ALÉM DE SER UM PROFISSIONAL DE MÚLTIPLAS TAREFAS, NÃO DEVE SER CONFUNDIDO COMO UM SIMPLES ADMINISTRADOR, JÁ QUE SUA FUNÇÃO DEVE SER USADA COMO ATRIBUTO PARA TRANSFORMAR A REALIDADE ESCOLAR DE FORMA COLETIVA E NÃO APENAS INDIVIDUAL.