A POESIA DESTACA-SE COMO UMA FERRAMENTA DE GRANDE VALIA QUE CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E MORAL DOS INDIVÍDUOS E A ESCOLA COMO MAIOR RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SISTEMATIZADO DEVE PROPORCIONAR O ACESSO À POESIA, DE MODO QUE ELA VENHA DESPERTAR O INTERESSE E SEJA TRABALHADA COM EFICIÊNCIA NA SALA DE AULA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE AVERIGUAR A IMPORTÂNCIA DA POESIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, BEM COMO INVESTIGAR A FORMA COMO É FEITA A SUA ABORDAGEM NA SALA DE AULA. CONSIDERANDO-SE QUE O ASSUNTO NÃO TEM DESPERTADO INTERESSE NOS ALUNOS PELA FORMA QUE ELE É TRABALHADO. DESSE MODO, O ARTIGO DEMOSTRA RESULTADOS ATRAVÉS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO O QUESTIONÁRIO, REALIZADA COM DOCENTES QUE LECIONAM NA ESCOLA MANUEL BURGOS DA CRUZ, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS/MA. A INVESTIGAÇÃO FOI FEITA ATRAVÉS DE ALGUMAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O TEMA, COLETANDO INFORMAÇÕES A PARTIR DE LIVROS, ARTIGOS E DEMAIS MATERIAIS CIENTÍFICOS EMBASADOS NOS SEGUINTES AUTORES: FREIRE (1996), LIMA (2009) E NUNES (2017). DIANTE DA ANÁLISE REALIZADA, PODE-SE CONCLUIR QUE A POESIA PODE PROPORCIONAR DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL E SOCIAL DOS ALUNOS, FACILITANDO ASSIM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, E O PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DO CONHECIMENTO DEVE BUSCAR ALTERNATIVAS E MEIOS PARA TRABALHAR A POESIA DE FORMA PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA, ATUALIZANDO SEMPRE SUAS METODOLOGIAS E APRIMORANDO SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.