RESUMO
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PESQUISA ACADÊMICA DESENVOLVIDA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA ZONA NORTE DO ESTADO DO CEARÁ, QUE ABORDA A PERSPECTIVA DO PROCESSO DE GESTÃO PEDAGÓGICA E DEMOCRÁTICO – PARTICIPATIVA EFETIVADA NO ESPAÇO ESCOLAR E AS RELAÇÕES ENTRE O ENSINO E OS SERVIÇOS DA INSTITUIÇÃO PARA A GARANTIA DA INTEGRAÇÃO E PARCERIAS DOS EDUCANDOS E EDUCADORES. DESTACA OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS GESTORES NO ATO DE EDUCAR E AS AÇÕES QUE CARACTERIZAM O MODELO DE GESTÃO ADOTADO E VIVENCIADO. ANALISA OS PROCEDIMENTOS INCORPORADOS PELOS GESTORES NA BUSCA DE MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO GRUPO E DA COMUNIDADE ESCOLAR. TRATA-SE DE UM ESTUDO COM ABORDAGEM QUALITATIVA E CARÁTER BIBLIOGRÁFICO. PARA COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE A TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO E, EM SUA ANÁLISE, A CATEGORIZAÇÃO DAS RESPOSTAS DOS SUJEITOS. PARA A DISCUSSÃO TEÓRICA TIVEMOS OS SEGUINTES AUTORES: BRASIL (2017), CHIZZOTTI (2011), LIBÂNEO (1997), LIMA (2010), LUCK (1996), DENTRE OUTROS ESTUDIOSOS DESTE ASSUNTO. A PARTIR DESSE ESTUDO, FOI POSSÍVEL COMPREENDER OS MECANISMOS QUE PERMEIAM A GESTÃO ESCOLAR. DESTA FORMA, FOI POSSÍVEL PERCEBER E IDENTIFICAR QUE O PROCESSO DE GESTÃO PARTICIPATIVA CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA CONSTRUÇÃO DO FORTALECIMENTO DA PRÁTICA EDUCATIVA E DE COMPORTAMENTOS E ATITUDES DE RESPEITO AOS INTERESSES DA COLETIVIDADE.