ESTE ARTIGO TEM POR FOCO PRINCIPAL REFLETIR ALGUMAS FALAS PRESENTES EM DIRETORES DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, BASEANDO QUE A GESTÃO DEMOCRÁTICA É O FOMENTO PARA A PRÁTICA DA CIDADANIA. PARTIMOS DE ABORDAGENS COM CONCEITOS HISTÓRICOS, DE GESTÃO E PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS, COMO FORMA DE COMPREENDER A GESTÃO DEMOCRÁTICA DESSES DIRETORES. SERÃO EXPLORADAS AS DIFERENÇAS DE CHEGADA AO CARGO, OU SEJA, POR INDICAÇÃO OU ELEIÇÃO. TAMBÉM A FORMA DE INCLUIR A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR EM DECISÕES QUE COMPETEM A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. OS RESULTADOS APONTAM QUE A MAIORIA SÃO ELEITOS, E OS MESMO CONSIDERAM O CONSELHO ESCOLAR COMO SUSTENTO DA CIDADANIA. BASEANDO NESSAS ANÁLISES, MESMO CONSIDERANDO ESSES COMO IMPORTANTES PROCESSOS DEMOCRÁTICOS, ESSES DISPOSITIVOS AINDA NÃO GARANTEM VIVÊNCIA CIDADÃ. ASSIM, EXISTINDO A NECESSIDADE DE REVER A PARTICIPAÇÃO DE TODOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, AFIM DE PROMOVER UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA EFETIVA.