ROVERONI, Mariana. Infâncias e educação integral: interfaces possíveis. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60802>. Acesso em: 23/12/2024 05:38
ESSE TRABALHO INTEGRA AS REFLEXÕES ELABORADAS NO ÂMBITO DE UM PESQUISA DE DOUTORADO, EM ANDAMENTO, REALIZADA JUNTO À FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP, NA LINHA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. PARTE DA SEGUINTE PROBLEMATIZAÇÃO: QUAIS SÃO AS INTERFACES DE ANÁLISE REFLEXIVA POSSÍVEIS ENTRE O CONCEITO DE INFÂNCIA, OU INFÂNCIAS, E A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL? COMO CAMINHO DE PESQUISA, ESSE ENSAIO SE PROPÕE A INVESTIGAR CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA PERTENCENTES A CONTEMPORANEIDADE, COM DESTAQUE PARA ALGUNS ASPECTOS HISTÓRICOS, E A REALIZAR UM BREVE PERCURSO DAS EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL REALIZADAS NO CENÁRIO NACIONAL. A PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMPO E DO DIREITO A EDUCAÇÃO INTEGRAL SÃO ARROLADOS NA DISCUSSÃO, QUE TEM POR OBJETIVOS DEBATER ANALITICAMENTE ESSAS CATEGORIAS, SITUANDO-AS COMO PRODUTO HISTÓRICO E SOCIAL. COM ESSA ANÁLISE SERÁ POSSÍVEL, A POSTERIORI, INVESTIGAR QUAIS SÃO OS SENTIDOS E EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDAS PELAS DIFERENTES INFÂNCIAS NO ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO DE TEMPO AMPLIADO, DESTACANDO EM QUAIS PONTOS ESSA INTERFACE SE REVELA COMO UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PARA A INTEGRALIDADE, A PARTIR DA PERSPECTIVA DO QUE É SER CRIANÇA NOS DIAS DE HOJE.