O PRESENTE TEXTO TRAZ COMO PROBLEMÁTICA A GRANDE INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS ONLINE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA COMO PARTE DE NOSSA PESQUISA DESENVOLVIDA NO MESTRADO, CUJO OBJETIVO CENTRAL FOI DISCUTIR AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS QUE AS REDES POSSUEM NA APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA, AMPLIANDO A PERSPECTIVA PARA ALÉM DE SIMPLES INSTRUMENTO DIDÁTICO. DESTA FORMA, BUSCAMOS AQUI TRAZER ALGUNS DADOS NO QUE SE REFERE AOS USOS E HÁBITOS DOS ESTUDANTES NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS, BEM COMO AS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS OFERECIDAS PELA REDE SOCIAL ONLINE POR NÓS ELEITA, O INSTAGRAM. REALIZAMOS UMA OBSERVAÇÃO DESTA REDE, BUSCANDO COMPREENDER SUA DINÂMICA, ALMEJANDO ASSIM FAZER UMA APRECIAÇÃO DOS USOS PEDAGÓGICOS POSSÍVEIS E PROBLEMATIZAR OS SEUS PERFIS DE USUÁRIOS MAIS ACESSADOS QUE SÃO VOLTADOS PARA A TEMÁTICA HISTÓRICA. OS RESULTADOS NOS MOSTRARAM QUE GRANDE PARTE DESSES PERFIS NÃO SE PROPÕE A FAZER UMA NARRATIVA HISTÓRICA COM FINS PEDAGÓGICOS, MAS EXEMPLIFICAR FATOS E CONTAR ANEDOTAS, SEM UMA REFLEXÃO PROFUNDA DAS TEMÁTICAS EXPOSTAS. UMA PESQUISA DE CARÁTER QUANTITATIVO TAMBÉM FOI REALIZADA COM NOSSOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, QUE ASSOCIADA AOS DADOS OBTIDOS PELO CETIC.BR NOS AUXILIARAM A VERIFICAR SEUS HÁBITOS E PREFERÊNCIAS NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E NO ACESSO À INTERNET E AS IMPLICAÇÕES DISSO NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA.