O PRESENTE TEXTO BUSCA REFLETIR ACERCA DA FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOS FORMADORES DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DE DOIS MUNICÍPIOS NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE A REALIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, DIVIDIDOS EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA COM A IDENTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFESSORES E A SEGUNDA A RESPEITO DA TEMÁTICA DOS DIREITOS HUMANOS E A COMPREENSÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS NAS ESCOLAS. COMO RESULTADO, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE OS FORMADORES DOS MUNICÍPIOS PESQUISADOS TÊM UM CONHECIMENTO BÁSICO A RESPEITO DO TEMA, NO ENTANTO, NÃO É SUFICIENTE PARA SUPRIR AS DEMANDAS QUE SE APRESENTAM NAS SUAS REALIDADES DE ATUAÇÃO, CONSIDERARAM AINDA MUITO INTERESSE NO APROFUNDAMENTO DA TEMÁTICA. CONCLUÍMOS, OUTROSSIM, QUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS DIREITOS HUMANOS SEJAM FUNDAMENTADOS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES.