DIANTE DO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS QUE SÃO CARACTERIZADAS PELA EXTREMA HETEROGENEIDADE DE SEU PÚBLICO É IMPRESCINDÍVEL ASSEGURAR O ENSINO DIVERSIFICADO PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM DOMINAR OS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS HISTORICAMENTE PELA HUMANIDADE NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, PARA ISSO É IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES ADOTEM AS MAIS VARIADAS ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DE ENSINO. BUSCAR MEIOS QUE TORNEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MAIS ATRAENTE E ENVOLVENTE PARA OS ESTUDANTES, BEM COMO INCENTIVAR O INTERESSE DO ESTUDANTE PELA CIÊNCIA SÃO GRANDES DESAFIOS QUE PRECISAM SER SUPERADOS NO ENSINO DA CITOLOGIA, ÁREA DE CONHECIMENTO DA BIOLOGIA QUE APRESENTA TERMOS COMPLEXOS, ESTRANHOS AO COTIDIANO DO ALUNO E QUE EXIGEM ALTO NÍVEL DE ABSTRAÇÃO COGNITIVA PODEM DIFICULTAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. APESAR DOS GRANDES AVANÇOS TECNOLÓGICOS POSSIBILITANDO QUE OS PROFESSORES TENHAM ACESSO A GRANDE VARIEDADE DE MATERIAIS CURRICULARES É BASEADA NO LIVRO DIDÁTICO QUE O PROFESSOR PREPARA A SUAS AULAS. DESTA FORMA, O LIVRO DIDÁTICO BEM COMO O MANUAL DO PROFESSOR PRECISAM SER OBJETO DE PESQUISA CONSIDERANDO QUE DESEMPENHAM IMPORTANTE PAPEL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO É ANALISAR O CONTEÚDO DE CITOLOGIA APRESENTADO NO MANUAL DO PROFESSOR NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ADOTADO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SERRA PRETA-BAHIA E VERIFICAR SE AS PROPOSTAS E ESTRATÉGIAS SUGERIDAS NO MANUAL CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE.