A NECESSIDADE DE UM CONHECIMENTO DE BIOLOGIA VOLTADO PARA REALIDADE E ÀS AÇÕES COTIDIANAS DOS ALUNOS TEM LEVADO A DIVERSAS PROPOSTAS DE MUDANÇAS REALIZADAS NO ENSINO DESTA ÁREA DE CONHECIMENTO. A PRESENÇA DO PIBID NA ESCOLA PÚBLICA VISA COLABORAR E INCENTIVAR A QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSOR-SUPERVISOR DA ESCOLA, DOS LICENCIANDOS-BOLSISTAS E CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO, PROMOVENDO A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E APLICAÇÃO DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS QUE INOVEM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR COMO O PIBID CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPI-CAFS. FOI OBSERVADO QUE AS ATIVIDADES REALIZADAS NO PIBID INFLUENCIARAM NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES E NA QUALIDADE DO ENSINO DE BIOLOGIA, POR MEIO DE METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIFERENCIADAS, PREPARANDO DE FORMA MAIS CONSOLIDADA OS FUTUROS PROFISSIONAIS E DESPERTANDO A SUA VOCAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS DESSA VIVÊNCIA PODEMOS DESTACAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO, DE TRABALHO EM EQUIPE, DE OUTRAS ATIVIDADES COGNITIVAS, A COMPREENSÃO PRÁTICA DAS QUESTÕES ENVOLVENDO ASPECTOS DA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E FORMAS DE AVALIAÇÃO COM VISTAS A SUPERAR OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM E OFERTAR NOVOS CANAIS PARA TAL, A CAPACIDADE DE IMPROVISAÇÃO NA FALTA DE TEMPO E/OU DE CONDIÇÕES DE TRABALHO, O RESPEITO PELA NECESSIDADE DE ASSOCIAR O CONHECIMENTO FORMAL ESCOLAR AO COTIDIANO DOS ALUNOS EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.