CONSIDERANDO AS PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL, E AINDA O CRESCENTE USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA, DESTACA-SE O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS POR MEIO DE APLICATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO. DESTE MODO, ESTE ESTUDO OBJETIVA A ELABORAÇÃO DE SOFTWARE PARA CELULARES E TABLETS QUE AUXILIE NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AUTISTAS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. É UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE OCORRE EM DUAS FASES: A COLETA DE SUGESTÕES COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE QUE TRABALHAM DIRETAMENTE COM AUTISTAS; E A ELABORAÇÃO DO SOFTWARE “MATEMÁTICA NA FAZENDA” POR MEIO DO TEACCH EM GBL. O TRABALHO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO MESTRADO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A INOVAÇÃO (PROFNIT) SOB A ORIENTAÇÃO DO DR. CARLOS GIOVANNI NUNES DE CARVALHO. O ESTUDO SE INICIA A LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO ESPECIALIZADO NOS QUAIS DESTACA-SE: BARBOSA (2014); BITTENCOURT E GIRAFFA (2003); E CARVALHO (2015). ESTA É UMA PESQUISA EM ANDAMENTO QUE SE ENCONTRA NA FASE DE COLETA DE DADOS, MAS QUE JÁ PERMITE AFIRMAR A VISUALIZAÇÃO DO MÉTODO TEACCH APLICADO AO APRENDIZADO BASEADO EM GBL, ATRAVÉS DO SOFTWARE DE GAMIFICAÇÃO, “MATEMÁTICA NA FAZENDA” AJUDAR CRIANÇAS PORTADORAS DE AUTISMO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DA MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA OS BONS RESULTADOS COM ALTERNATIVAS AOS MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO PARA QUE SE POSSA PROPORCIONAR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DE QUALIDADE.