QUÍMICA PARA ESTUDANTES DA BAIXADA FLUMINENSE: DESAFIOS E DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62359 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2303 "inscrito_id" => 11248 "titulo" => "QUÍMICA PARA ESTUDANTES DA BAIXADA FLUMINENSE: DESAFIOS E DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL" "resumo" => """ MUITO SE DISCUTE ATUALMENTE A RESPEITO DO BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR QUE PERMEIA A REALIDADE BRASILEIRA. NOTA-SE UMA CARÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A FORMAÇÃO DOS JOVENS, QUE REFLETE NO RESULTADO OBTIDO POR ELES AO TENTAR INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR. SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU QUAIS OS DESAFIOS DE ENSINAR QUÍMICA EM UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL, PARA ESTUDANTES DA BAIXADA FLUMINENSE NO RIO DE JANEIRO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS, ALÉM DA CONSTANTE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E INTERESSE DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS QUE ACONTECEM TODA SEMANA.\r\n NO PRESENTE ESTUDO, TIVEMOS 58 PARTICIPANTES, DE AMBOS OS SEXOS, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 17 A 52 ANOS. AS ANÁLISES ESTATÍSTICAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DA MÉDIA E DESVIO PADRÃO DOS DADOS OBTIDOS COM A PESQUISA. CONSTATOU-SE QUE TODOS OS ALUNOS PARTICIPANTES ESTUDARAM OU ESTUDAM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA. SENDO 82,8% EM ESCOLAS ESTADUAIS. DOS PARTICIPANTES, APENAS 19,0% TIVERAM ENSINO TÉCNICO. \r\n DENTRE AS CIDADES DA BAIXADA FLUMINENSE QUE SÃO FAVORECIDAS PELO PRÉ-VESTIBULAR, 75,9% DOS ALUNOS SÃO DO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, SENDO ASSIM, O PROJETO AUXILIA E CONTEMPLA NA SUA GRANDE MAIORIA, ESSES MORADORES, LOCAL ONDE A INICIATIVA É DESENVOLVIDA. \r\n EM RELAÇÃO À EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES COM QUÍMICA, VERIFICOU-SE QUE APENAS 56,9% DOS ALUNOS TIVERAM AULAS NOS TRÊS ANOS DO ENSINO MÉDIO. APESAR DE TODOS OS DESAFIOS, O PRÉ-VESTIBULAR AUXILIA MUITO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS, MESMO COM AS CARÊNCIAS EM DIVERSOS ÂMBITOS, OS ALUNOS PRETENDEM INGRESSAR NA ÁREA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, CIÊNCIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID11248_15082019235500.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANINE APARECIDA PEREIRA GAZONI" "autor_nome_curto" => "JANINE GAZONI" "autor_email" => "janine.gazoni@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62359 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2303 "inscrito_id" => 11248 "titulo" => "QUÍMICA PARA ESTUDANTES DA BAIXADA FLUMINENSE: DESAFIOS E DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL" "resumo" => """ MUITO SE DISCUTE ATUALMENTE A RESPEITO DO BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR QUE PERMEIA A REALIDADE BRASILEIRA. NOTA-SE UMA CARÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A FORMAÇÃO DOS JOVENS, QUE REFLETE NO RESULTADO OBTIDO POR ELES AO TENTAR INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR. SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU QUAIS OS DESAFIOS DE ENSINAR QUÍMICA EM UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL, PARA ESTUDANTES DA BAIXADA FLUMINENSE NO RIO DE JANEIRO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS, ALÉM DA CONSTANTE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E INTERESSE DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS QUE ACONTECEM TODA SEMANA.\r\n NO PRESENTE ESTUDO, TIVEMOS 58 PARTICIPANTES, DE AMBOS OS SEXOS, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 17 A 52 ANOS. AS ANÁLISES ESTATÍSTICAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DA MÉDIA E DESVIO PADRÃO DOS DADOS OBTIDOS COM A PESQUISA. CONSTATOU-SE QUE TODOS OS ALUNOS PARTICIPANTES ESTUDARAM OU ESTUDAM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA. SENDO 82,8% EM ESCOLAS ESTADUAIS. DOS PARTICIPANTES, APENAS 19,0% TIVERAM ENSINO TÉCNICO. \r\n DENTRE AS CIDADES DA BAIXADA FLUMINENSE QUE SÃO FAVORECIDAS PELO PRÉ-VESTIBULAR, 75,9% DOS ALUNOS SÃO DO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, SENDO ASSIM, O PROJETO AUXILIA E CONTEMPLA NA SUA GRANDE MAIORIA, ESSES MORADORES, LOCAL ONDE A INICIATIVA É DESENVOLVIDA. \r\n EM RELAÇÃO À EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES COM QUÍMICA, VERIFICOU-SE QUE APENAS 56,9% DOS ALUNOS TIVERAM AULAS NOS TRÊS ANOS DO ENSINO MÉDIO. APESAR DE TODOS OS DESAFIOS, O PRÉ-VESTIBULAR AUXILIA MUITO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS, MESMO COM AS CARÊNCIAS EM DIVERSOS ÂMBITOS, OS ALUNOS PRETENDEM INGRESSAR NA ÁREA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, CIÊNCIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID11248_15082019235500.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANINE APARECIDA PEREIRA GAZONI" "autor_nome_curto" => "JANINE GAZONI" "autor_email" => "janine.gazoni@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }