MUITO SE DISCUTE ATUALMENTE A RESPEITO DO BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR QUE PERMEIA A REALIDADE BRASILEIRA. NOTA-SE UMA CARÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A FORMAÇÃO DOS JOVENS, QUE REFLETE NO RESULTADO OBTIDO POR ELES AO TENTAR INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR. SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU QUAIS OS DESAFIOS DE ENSINAR QUÍMICA EM UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL, PARA ESTUDANTES DA BAIXADA FLUMINENSE NO RIO DE JANEIRO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS, ALÉM DA CONSTANTE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E INTERESSE DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS QUE ACONTECEM TODA SEMANA.
NO PRESENTE ESTUDO, TIVEMOS 58 PARTICIPANTES, DE AMBOS OS SEXOS, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 17 A 52 ANOS. AS ANÁLISES ESTATÍSTICAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DA MÉDIA E DESVIO PADRÃO DOS DADOS OBTIDOS COM A PESQUISA. CONSTATOU-SE QUE TODOS OS ALUNOS PARTICIPANTES ESTUDARAM OU ESTUDAM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA. SENDO 82,8% EM ESCOLAS ESTADUAIS. DOS PARTICIPANTES, APENAS 19,0% TIVERAM ENSINO TÉCNICO.
DENTRE AS CIDADES DA BAIXADA FLUMINENSE QUE SÃO FAVORECIDAS PELO PRÉ-VESTIBULAR, 75,9% DOS ALUNOS SÃO DO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, SENDO ASSIM, O PROJETO AUXILIA E CONTEMPLA NA SUA GRANDE MAIORIA, ESSES MORADORES, LOCAL ONDE A INICIATIVA É DESENVOLVIDA.
EM RELAÇÃO À EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES COM QUÍMICA, VERIFICOU-SE QUE APENAS 56,9% DOS ALUNOS TIVERAM AULAS NOS TRÊS ANOS DO ENSINO MÉDIO. APESAR DE TODOS OS DESAFIOS, O PRÉ-VESTIBULAR AUXILIA MUITO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS, MESMO COM AS CARÊNCIAS EM DIVERSOS ÂMBITOS, OS ALUNOS PRETENDEM INGRESSAR NA ÁREA.