Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUÍMICA PARA ESTUDANTES DA BAIXADA FLUMINENSE: DESAFIOS E DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL

Palavra-chaves: CONHECIMENTO, CIÊNCIA, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62359
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2303
    "inscrito_id" => 11248
    "titulo" => "QUÍMICA PARA ESTUDANTES DA BAIXADA FLUMINENSE: DESAFIOS E DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL"
    "resumo" => """
      MUITO SE DISCUTE ATUALMENTE A RESPEITO DO BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR QUE PERMEIA A REALIDADE BRASILEIRA. NOTA-SE UMA CARÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A FORMAÇÃO DOS JOVENS, QUE REFLETE NO RESULTADO OBTIDO POR ELES AO TENTAR INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR. SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU QUAIS OS DESAFIOS DE ENSINAR QUÍMICA EM UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL, PARA ESTUDANTES DA BAIXADA FLUMINENSE NO RIO DE JANEIRO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS, ALÉM DA CONSTANTE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E INTERESSE DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS QUE ACONTECEM TODA SEMANA.\r\n
      NO PRESENTE ESTUDO, TIVEMOS 58 PARTICIPANTES, DE AMBOS OS SEXOS, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 17 A 52 ANOS. AS ANÁLISES ESTATÍSTICAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DA MÉDIA E DESVIO PADRÃO DOS DADOS OBTIDOS COM A PESQUISA. CONSTATOU-SE QUE TODOS OS ALUNOS PARTICIPANTES ESTUDARAM OU ESTUDAM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA. SENDO 82,8% EM ESCOLAS ESTADUAIS. DOS PARTICIPANTES, APENAS 19,0% TIVERAM ENSINO TÉCNICO. \r\n
      DENTRE AS CIDADES DA BAIXADA FLUMINENSE QUE SÃO FAVORECIDAS PELO PRÉ-VESTIBULAR, 75,9% DOS ALUNOS SÃO DO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, SENDO ASSIM, O PROJETO AUXILIA E CONTEMPLA NA SUA GRANDE MAIORIA, ESSES MORADORES, LOCAL ONDE A INICIATIVA É DESENVOLVIDA. \r\n
      EM RELAÇÃO À EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES COM QUÍMICA, VERIFICOU-SE QUE APENAS 56,9% DOS ALUNOS TIVERAM AULAS NOS TRÊS ANOS DO ENSINO MÉDIO. APESAR DE TODOS OS DESAFIOS, O PRÉ-VESTIBULAR AUXILIA MUITO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS, MESMO COM AS CARÊNCIAS EM DIVERSOS ÂMBITOS, OS ALUNOS PRETENDEM INGRESSAR NA ÁREA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, CIÊNCIA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID11248_15082019235500.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANINE APARECIDA PEREIRA GAZONI"
    "autor_nome_curto" => "JANINE GAZONI"
    "autor_email" => "janine.gazoni@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62359
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2303
    "inscrito_id" => 11248
    "titulo" => "QUÍMICA PARA ESTUDANTES DA BAIXADA FLUMINENSE: DESAFIOS E DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL"
    "resumo" => """
      MUITO SE DISCUTE ATUALMENTE A RESPEITO DO BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR QUE PERMEIA A REALIDADE BRASILEIRA. NOTA-SE UMA CARÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A FORMAÇÃO DOS JOVENS, QUE REFLETE NO RESULTADO OBTIDO POR ELES AO TENTAR INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR. SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU QUAIS OS DESAFIOS DE ENSINAR QUÍMICA EM UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL, PARA ESTUDANTES DA BAIXADA FLUMINENSE NO RIO DE JANEIRO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS, ALÉM DA CONSTANTE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E INTERESSE DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS QUE ACONTECEM TODA SEMANA.\r\n
      NO PRESENTE ESTUDO, TIVEMOS 58 PARTICIPANTES, DE AMBOS OS SEXOS, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 17 A 52 ANOS. AS ANÁLISES ESTATÍSTICAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DA MÉDIA E DESVIO PADRÃO DOS DADOS OBTIDOS COM A PESQUISA. CONSTATOU-SE QUE TODOS OS ALUNOS PARTICIPANTES ESTUDARAM OU ESTUDAM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA. SENDO 82,8% EM ESCOLAS ESTADUAIS. DOS PARTICIPANTES, APENAS 19,0% TIVERAM ENSINO TÉCNICO. \r\n
      DENTRE AS CIDADES DA BAIXADA FLUMINENSE QUE SÃO FAVORECIDAS PELO PRÉ-VESTIBULAR, 75,9% DOS ALUNOS SÃO DO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, SENDO ASSIM, O PROJETO AUXILIA E CONTEMPLA NA SUA GRANDE MAIORIA, ESSES MORADORES, LOCAL ONDE A INICIATIVA É DESENVOLVIDA. \r\n
      EM RELAÇÃO À EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES COM QUÍMICA, VERIFICOU-SE QUE APENAS 56,9% DOS ALUNOS TIVERAM AULAS NOS TRÊS ANOS DO ENSINO MÉDIO. APESAR DE TODOS OS DESAFIOS, O PRÉ-VESTIBULAR AUXILIA MUITO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS, MESMO COM AS CARÊNCIAS EM DIVERSOS ÂMBITOS, OS ALUNOS PRETENDEM INGRESSAR NA ÁREA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, CIÊNCIA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID11248_15082019235500.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANINE APARECIDA PEREIRA GAZONI"
    "autor_nome_curto" => "JANINE GAZONI"
    "autor_email" => "janine.gazoni@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

MUITO SE DISCUTE ATUALMENTE A RESPEITO DO BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR QUE PERMEIA A REALIDADE BRASILEIRA. NOTA-SE UMA CARÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A FORMAÇÃO DOS JOVENS, QUE REFLETE NO RESULTADO OBTIDO POR ELES AO TENTAR INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR. SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU QUAIS OS DESAFIOS DE ENSINAR QUÍMICA EM UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL, PARA ESTUDANTES DA BAIXADA FLUMINENSE NO RIO DE JANEIRO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS, ALÉM DA CONSTANTE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E INTERESSE DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS QUE ACONTECEM TODA SEMANA. NO PRESENTE ESTUDO, TIVEMOS 58 PARTICIPANTES, DE AMBOS OS SEXOS, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 17 A 52 ANOS. AS ANÁLISES ESTATÍSTICAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DA MÉDIA E DESVIO PADRÃO DOS DADOS OBTIDOS COM A PESQUISA. CONSTATOU-SE QUE TODOS OS ALUNOS PARTICIPANTES ESTUDARAM OU ESTUDAM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA. SENDO 82,8% EM ESCOLAS ESTADUAIS. DOS PARTICIPANTES, APENAS 19,0% TIVERAM ENSINO TÉCNICO. DENTRE AS CIDADES DA BAIXADA FLUMINENSE QUE SÃO FAVORECIDAS PELO PRÉ-VESTIBULAR, 75,9% DOS ALUNOS SÃO DO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, SENDO ASSIM, O PROJETO AUXILIA E CONTEMPLA NA SUA GRANDE MAIORIA, ESSES MORADORES, LOCAL ONDE A INICIATIVA É DESENVOLVIDA. EM RELAÇÃO À EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES COM QUÍMICA, VERIFICOU-SE QUE APENAS 56,9% DOS ALUNOS TIVERAM AULAS NOS TRÊS ANOS DO ENSINO MÉDIO. APESAR DE TODOS OS DESAFIOS, O PRÉ-VESTIBULAR AUXILIA MUITO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS, MESMO COM AS CARÊNCIAS EM DIVERSOS ÂMBITOS, OS ALUNOS PRETENDEM INGRESSAR NA ÁREA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.