O PRESENTE ARTIGO TRAÇA UM PARALELO ENTRE AS FORMAS E CONTEXTOS DE COMO SE TRABALHAVA A CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ NUNES DE FIGUEIREDO NO COMEÇO DO SÉCULO XXI (2000-2005) E COMO ESTÁ O ENSINO DAS TRADIÇÕES AFRICANAS ATUALMENTE, APÓS A APROVAÇÃO DA LEI 10.639, DE 09 DE JANEIRO DE 2003, QUE DETERMINA A INCLUSÃO NO CURRÍCULO OFICIAL DA REDE DE ENSINO, A OBRIGATORIEDADE DA TEMÁTICA: HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. A PESQUISA FOI DO TIPO BIBLIOGRÁFICA, ADOTANDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE INFORMAÇÕES ANÁLISE DOCUMENTAL E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. DIANTE A PESQUISA REALIZADA, PERCEBEMOS QUE A EMJONF, CUMPRE SUA MISSÃO NA SOCIEDADE OUROBRANQUENSE QUE É CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO, SOCIAL, POLÍTICO E ECONÔMICO DE SUA COMUNIDADE ESCOLAR.