O PRESENTE ARTIGO PROCURA PROBLEMATIZAR A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, APRESENTANDO OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB). SÃO MUITOS OS ESPECIALISTAS QUE NOS ALERTAM A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, TENDO EM VISTA AS ESPECIFICIDADES QUE CARACTERIZAM A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS QUE SE ENCONTRAM NA SUA PRIMEIRA INFÂNCIA. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER DE QUE FORMA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL TEM TRABALHADO A LUDICIDADE EM SALA DE AULA. O ESTUDO SUSCITA UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE CRIAR ESPAÇOS NAS ESCOLAS, QUE POSSIBILITEM À CRIANÇA CRIAR, IMAGINAR, PRODUZIR CULTURA. ESPAÇOS QUE, DE ALGUMA FORMA, POSSAM SER TRANSFORMADOS POR ELAS, QUE POSSAM ACOLHER SUAS MANIFESTAÇÕES. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, TRATOU-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM ENFOQUE NUMA ABORDAGEM DESCRITIVA E ANALÍTICA, PARA QUAL RECORREMOS A FONTES BIBLIOGRÁFICAS E A PESQUISA EMPÍRICA. APESAR DAS PROFESSORAS, PARTICIPANTES DA PESQUISA, CONSIDEREM OS JOGOS E BRINCADEIRAS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTES APARECEM DE FORMA MUITO TÍMIDA NO PLANEJAMENTO E NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E NA ROTINA DIÁRIA DAS TURMAS.