ESTE ARTIGO TEVE POR FINALIDADE MOSTRAR O LÚDICO NA SALA DE AULA E SUAS DIVERSIDADES NA PRÁTICA DO ENSINO-APRENDIZAGEM PROPONDO ATIVIDADES LÚDICAS E CONFECÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS CONSTRUÍDOS PELOS ALUNOS DO 9º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR BRITTO DE ALMEIDA NO MUNICÍPIO DE CATENDE-PE EM 2018. PROPONDO ATIVIDADES COM O USO DOS JOGOS DESPERTANDO NO ALUNO O INTERESSE PELA DISCIPLINA, TRABALHANDO EM EQUIPE E FORMANDO CIDADÃO PARA A SOCIEDADE COM SUBSÍDIOS E RACIOCÍNIO. O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM NO LÚDICO CONSTITUI UM FATOR IMPORTANTE NA ESTIMULAÇÃO DO ALUNO EM SE COMUNICAR E PARTICIPAR DAS AULAS SEM MINIMIZAR OS CONTEÚDOS ABORDADOS, DESENVOLVENDO DOMÍNIOS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRESENTES NAS RELAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS ADQUIRINDO CONHECIMENTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, GERANDO INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES PROBLEMAS COM NÚMEROS INTEIROS