ESTE ARTIGO ESTÁ FUNDAMENTADO SOBRE UMA PESQUISA REALIZADA EM 2018 COM OS PROFESSORES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FACED) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) E PROCURA POR MEIO DE SEUS RESULTADOS, APRESENTAR OS DESAFIOS QUE ENGLOBAM A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E AS POLÍTICAS PENSADAS PARA A EDUCAÇÃO DOMICILIAR. COM BASE NA COMPREENSÃO DO QUE SERIA A EDUCAÇÃO DOMICILIAR SOB A PERSPECTIVA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR, PROCUROU-SE LEVANTAR APONTAMENTOS SIGNIFICATIVOS. PIMEENTA (2018), PERRIN (2018), BARDIN (2016), COSTA (2016), LEITE (2007) E BAYER (2005). OPTOU-SE POR TRAZER UMA ABORDAGEM PANORÂMICA DO DIREITO À EDUCAÇÃO E DE SUAS VERTENTES OBRIGATÓRIA E NÃO OBRIGATÓRIA, TRAÇOU-SE UM PERCURSO HISTÓRICO SOBRE A ORIGEM E TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR, PASSANDO POR SUAS VERTENTES E CULMINANDO EM SUA SITUAÇÃO NO CONTEXTO DO BRASIL. A PESQUISA REALIZADA FOI DO TIPO EXPLORATÓRIA, COM DADOS DE NATUREZA QUALITATIVA COLHIDOS EM CAMPO POR MEIO DA TÉCNICA DA ENTREVISTA, APOIADA EM ROTEIRO ESPECÍFICO. NA ANÁLISE, OS ACHADOS FORAM ANALISADOS PELA METODOLOGIA DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 2016). FICOU EVIDENTE QUE OS DOCENTES APRESENTAM CARÊNCIAS FORMATIVAS NESSA ÁREA E QUE OBSERVAM A NECESSIDADE DE EXPLORAÇÃO DO TEMA NO MEIO ACADÊMICO.