AS PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, NO QUE SE REFERE AO SEU PROCESSO HISTÓRICO DE COBERTURA EDUCACIONAL, ESTIVERAM VINCULADAS AO MODELO ECONÔMICO SITUADO EM DETERMINADO CONTEXTO. ASSIM, OBJETIVAMOS NESTE ARTIGO REALIZAR UMA RETROSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL. PARA TANTO, REALIZAMOS UM ESTUDO DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICO FUNDAMENTADO EM JARDILINO E ARAÚJO (2014), LEITE (2004) E SAVIANI (2008), DENTRE OUTROS. PARTIMOS DAS SEGUINTES QUESTÕES NORTEADORAS: QUAL O PAPEL DO ESTADO NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO? COMO SE DEU O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL? A PARTIR DO EXPOSTO, COMPREENDEMOS QUE O ESPAÇO QUE A EJA OCUPA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO NÃO PODE SER DESVINCULADO DAS QUESTÕES RELACIONADAS À GESTÃO, FINANCIAMENTO E RECURSOS. ADEMAIS, OS DESAFIOS E NECESSIDADES DESSA MODALIDADE DE ENSINO PRECISAM IR ALÉM DA OPORTUNIDADE DE ACESSO À ESCOLARIZAÇÃO, SENDO NECESSÁRIO GARANTIR A PERMANÊNCIA DESSES SUJEITOS EVITANDO ASSIM A EVASÃO.