COM ENSINO DE CIÊNCIAS E/OU BIOLOGIA SURGE O DESAFIO PARA OS PROFESSORES TORNAREM OS CONTEÚDOS ATRATIVOS, FACILITANDO A COMPREENSÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES. O DOCENTE PODE UTILIZAR FERRAMENTAS PARA DINAMIZAR SUAS AULAS, ALCANÇANDO ESTE OBJETIVO. ATRAVÉS DO PROJETO DE EXTENSÃO UFPE NO MEU QUINTAL, FOI POSSÍVEL LEVAR PARA ESTUDANTES DA ZONA RURAL DO SERTÃO DO PAJEÚ UM PROTÓTIPO DE BIODIGESTOR CASEIRO E MATERIAIS PARA CONFECÇÃO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS, COM O INTUITO DE AJUDAR O ALUNADO COM TEMÁTICAS PERTINENTES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSIDERANDO OS ASPECTOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE TUPARETAMA- PE. AS TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO FORAM ESCOLHIDAS DE ACORDO COM O CONTEÚDO CURRICULAR DA INSTITUIÇÃO, VISANDO A INTEGRAÇÃO DE DISCIPLINAS COMO QUÍMICA, FÍSICA E GEOGRAFIA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A AÇÃO DE INTERVENÇÃO FOI EFICAZ JÁ QUE OS ALUNOS DO DISTRITO DE SANTA RITA CONSEGUIRAM IDENTIFICAR AS POSSÍVEIS FORMAS DE MINIMIZAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS ATRAVÉS DE ALTERNATIVAS ECOLÓGICAS. ALÉM DE QUE, NÓS, DISCENTES, ENQUANTO MEDIADORES DESTAS ATIVIDADES PELO PROJETO, APRENDEMOS BASTANTE COM A COMUNIDADE ESCOLAR.