COMPREENDER DE QUE FORMA SE DÁ A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO CONTEXTO ESCOLAR É ESSENCIAL, SOBRETUDO PARA QUE SEJA POSSÍVEL A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO FAVORÁVEL AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, IMPRESCINDÍVEIS A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E SOCIAL DE TODOS OS ENVOLVIDOS NESTE ESPAÇO. É ATRAVÉS DESSE DESENVOLVIMENTO QUE O SUJEITO SE TORNA CAPAZ DE RELACIONAR SUA COMPREENSÃO SOBRE O MUNDO COM SUAS PRÓPRIAS EMOÇÕES. POR ISSO, HAVENDO UM TRABALHO ADEQUADO, TORNA-SE POSSÍVEL ALCANÇAR MELHORES HABILIDADES NO TRATO DE SITUAÇÕES E DEMANDAS RELACIONAIS E INTRAPSÍQUICAS. SEGUINDO ESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA SE PROPÔS A ANALISAR QUAIS ESTRATÉGIAS TÊM SIDO DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES PARA RELACIONAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS, ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO ÀS DEMANDAS AFETIVAS E EMOCIONAIS DESTES. VERIFICOU-SE QUE OS PROFESSORES, EM SUA MAIORIA, RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DE ESTIMULAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS, NO ENTANTO, SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM ESTE TEMA AINDA CAUSAM INSEGURANÇA NOS EDUCADORES. ESTES PROFISSIONAIS DEMONSTRARAM COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR, ASSIM COMO OS BENEFÍCIOS QUE SERIAM ALCANÇADOS AO EFETIVAR TAL FUNÇÃO. ENDOSSA-SE, POIS, QUE ESSE FATOR É ATRAVESSADO PELA DEFICIÊNCIA DE CAPACITAÇÕES QUE PREPAREM O PROFESSOR PARA IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM SEUS ALUNOS E PARA LIDAR COM AS EVENTUAIS DIFICULDADES ADVINDAS DESSE PROCESSO.