O PRESENTE TRABALHO VISA TRAZER UM DEBATE ENTRE A IGUALDADE E DIFERENÇA, O DISCURSO DE ÓDIO, A
MULTICULTURALIDADE, A PERSPECTIVA INTERCULTURAL E AS FORMAS DE SEREM TRABALHADAS EM UMA EDUCAÇÃO PARA
OS DIREITOS HUMANOS, ATRAVÉS DOS TEXTOS DE VERA CANDAU (2007;2010), DE GIUSEPPE TOSI E LÚCIA
FERREIRA (2004) E DE CASOS REGISTRADOS NA REALIDADE ATUAL. ESTE DEBATE SE FAZ NECESSÁRIO, POIS MESMO O
PRECONCEITO COM O DIFERENTE SENDO AOS POUCOS RECONHECIDO E TRABALHADO, É AINDA UMA PRÁTICA
DISSEMINADA COM FREQUÊNCIA, COMO TAMBÉM AS AGRESSÕES AO OUTRO, TRAZENDO A NECESSIDADE DESSA
DISCUSSÃO EM DIVERSOS AMBIENTES, PRINCIPALMENTE NA ESCOLA. PRÁTICAS QUE NÃO DEVERIAM ACONTECER VISTO
QUE TODOS OS SERES HUMANOS TEM O DIREITO DE EDUCAÇÃO, TRABALHO, SAÚDE, DE VIVER LIVREMENTE EM
SOCIEDADE E SE EXPRESSAR DESDE QUE RESPEITE A INDIVIDUALIDADE DO OUTRO, FATO QUE É GARANTIDO POR LEI.
ALÉM DE QUE CONVIVEMOS EM UMA SOCIEDADE DIVERSA SOCIOCULTURALMENTE E MULTICULTURALMENTE.