A CROMATOGRAFIA EM PAPEL E A CROMATOGRAFIA EM MÁRMORE E AREIA SÃO TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE MISTURAS, SÃO PRÁTICAS CONSIDERADAS DIFÍCEIS E PELA SUA COMPLEXIDADE NÃO SÃO CONTEXTUALIZADAS E APLICADAS EM SALA DE AULA, MAS ELAS PODEM SER EXECUTADAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS DE FORMA A FACILITAR TAMBÉM O ENSINO-APRENDIZADO E POR ESSE MOTIVO, FORAM ESCOLHIDAS PARA SEREM APLICADAS EM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA E. E. E. F .M. IZIDRA PACÍFICO DE ARAÚJO. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ACENDER A CURIOSIDADE E O INTERESSE DO ALUNO NO ENSINO DA QUÍMICA, COM AULAS MAIS ALTERNATIVAS E INTERATIVAS, MOSTRANDO QUE NO ESTUDO DA QUÍMICA NEM SEMPRE PRECISAMOS DE LABORATÓRIOS ALTAMENTE EQUIPADOS PARA OBTER RESULTADOS SATISFATÓRIOS, COM AULAS QUE VAI DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS, O QUE FOI NOTÓRIO NOS RESULTADOS APÓS A APLICAÇÃO, ONDE GEROU, ATRAVÉS DAS PRÁTICAS, UM INTERESSE PELO ASSUNTO E UMA AULA BEM MAIS INTERATIVA COM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE TODOS OS ALUNOS.