ENTENDENDO QUE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA É DE ESSENCIAL ESTIMA PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALUNO, BUSCAMOS DESTACAR NO PRESENTE ESTUDO PRELIMINAR A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E ENFATIZAR OS SEUS EFEITOS POSITIVOS E NEGATIVOS, QUANDO INEXISTENTES. PERCEBIDOS DA ESSÊNCIA ENRUSTIDA DESTA COMUNICAÇÃO (FAMÍLIA-ESCOLA) BUSCAMOS EM UM PRIMEIRO MOMENTO NOS CALÇARMOS DE BASES TEÓRICAS ACERCA DA TEMÁTICAS DESTACADA E PARA TANTO FIZEMOS USO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS COMO JEAN PIAGET, MARIA MALDONADO, MARGARETH CASTRO, E ASSIM CONSTRUIRMOS ALICERCES SÓLIDOS PARA POSTERIORMENTE ADENTRAMOS NO ÂMBITO DA PESQUISA DE CAMPO. A ANÁLISE DE CAMPO SE DESENVOLVEU NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE SOUSA NA CIDADE DE ÁGUA BRANCA-PI E INICIOU-SE ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DO CENÁRIO ESCOLA E BUSCA DA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA PELA ÓTICA DO PROFESSOR COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS. EM ESTUDOS POSTERIORES, VISANDO O APROFUNDAMENTO DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, BUSCAR-SE-Á ESTENDER OS HORIZONTES DA PROBLEMÁTICA E ANALISAR A ÓTICA DA FAMÍLIA E SUA CONSCIENTIZAÇÃO.