ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS PRINCIPAIS: 1º MELHORAR AS FORMAS DE DISTINÇÃO ENTRE COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO; 2º DIALOGAR SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO GRAMATICAL E A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA. CENTRALIZAREMOS A ANÁLISE NUM CASO QUE HISTORICAMENTE TEM SIDO PROBLEMÁTICO NO ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: AS ORAÇÕES CAUSAIS DE TEOR EXPLICATIVO, AQUI SERÃO EXPLICITADAS QUE EXISTEM RAZÕES SINTÁTICAS PARA DESCONSIDERÁ-LAS NAS ESTRUTURAS DE COORDENAÇÃO. COM ISSO PODEMOS INFERIR QUE AS FRASES COORDENADAS DIFEREM ESTRUTURALMENTE DAS ADVERBIAIS. PROCURAREMOS TAMBÉM DEMONSTRAR AQUI QUE A NATUREZA AMBÍGUA E A FORMA DE ENSINO VOLTADA PARA A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS ESTRUTURAIS E GRAMATICAIS NAS ESCOLAS PROPICIAM UM ENSINO DEFASADO E SEM APORTE PARA UMA VISÃO LINGÜÍSTICA DA LÍNGUA BRASILEIRA. UTILIZAREMOS COMO APORTE TEÓRICO CARONE (2008), CUNHA E CINTRA (1984) E BECHARA (2001).