RESUMO
A PESQUISA OBJETIVOU DESCREVER COMO A CONFECÇÃO DOS MODELOS DIDÁTICOS, AUXILIA NA
APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS MACROMOLÉCULAS. DENTRE AS DIVERSAS
DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, DESTACA-SE A INCOMPREENSÃO DE ALGUNS CONTEÚDOS QUE
EXIGEM UMA MELHOR REPRESENTAÇÃO DE ESTRUTURAS, QUE NA MAIORIA DAS VEZES SÃO APRESENTADAS AO ALUNO
APENAS NA FORMA DE IMAGENS EM LIVROS OU POWERPOINT. MESMO CONSIDERANDO A IMPORTANCIA DESSES
RECURSOS, EXISTEM CASOS EM QUE ELAS SÃO INSUFICIENTES NA TENTATIVA DE DIMINUIR O NÍVEL DE ABSTRAÇÃO DE
CERTOS CONTEÚDOS. UM EXEMPLO É ENTENDER A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE ESTRUTURAS BIOLOGICAS
MICROSCÓPIAS COMO MOLÉCULAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM, TRINTA ALUNOS DE UMA TURMA DE 3º SÉRIE
DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA. FORAM DESTINADAS PARA ESSA ATIVIDADE SEIS AULAS DE BIOLOGIA,
SENDO DISTRIBUÍDAS EM TRÊS ETAPAS, CADA UMA COM DUAS HORAS AULAS. A PRIMEIRA ETAPA FOI DESTINADA PARA
PESQUISA, ESCOLHA DO MATERIAL A SER UTILIZADO NA CONFECÇÃO DO MODELO E ORGANIZAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES.
NA SEGUNDA ETAPA, OS ALUNOS PRODUZIRAM OS MODELOS DIDÁTICOS. E NA TERCEIRA ETAPA CADA GRUPO
APRESENTOU SEU TEMA JUNTAMENTE COM O MODELO DIDÁTICO, PARA AS OUTRAS TURMAS DA ESCOLA. LEVANDO EM
CONSIDERAÇÃO A PARTICIPAÇÃO INTERAÇÃO DIRETA DO ALUNO COM O CONTEÚDO ESTUDADO, E A APRESENTAÇÃO
SATISFATÓRIA DOS MODELOS DE MACROMOLÉCULAS, ENTENDE-SE QUE HOUVE UMA EFETIVA APRENDIZAGEM. DESTE
MODO, AFIRMA-SE QUE AULAS DIFERENCIADAS E DINÂMICAS QUE ENVOLVEM A CONSTRUÇÃO DE MODELOS
DIDÁTICOS, AJUDAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS.
PALAVRAS-CHAVE: MODELOS DIDÁTICOS, MACROMOLÉCULAS, RECURSOS PEDAGÓGICOS.