ESTA PESQUISA BUSCOU COMPREENDER COMO SE PENSAVA O ENSINO DE CRIANÇAS LATINO-AMERICANAS NO ÂMBITO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL – 1ª A 5ª SÉRIE – DA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU QUE SE ENCONTRA EM UMA REGIÃO DE TRÍPLICE FRONTEIRA COM ARGENTINA E PARAGUAI. PARA ISSO SE PROPÔS A ANÁLISE DISCURSIVA DOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS (PPPS) DE DOZE ESCOLAS E A OBSERVAÇÃO EM TRÊS DIFERENTES ESCOLAS DA REGIÃO: “EMEF ADELE ZANOTTO SCALCO” E “EMEF VILA SHALON” NO BAIRRO DO PORTO MEIRA E “EMEF CORA CORALINA” NO BAIRRO DO MORUMBI. PARA ASSIM, ELENCAR SE EXISTIAM REFLEXÕES QUE ABORDAVAM A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NÃO-BRASILEIRAS NAS ESCOLAS, ASPECTO CADA VEZ MAIS CRESCENTE QUE REFLETE A REALIDADE SOCIOHISTÓRICA DA CIDADE. E DESSA FORMA, BUSCAR A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO MAIS PRÓXIMA DA INTERCULTURALIDADE PENSADA NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DESTA REGIÃO DE FRONTEIRA, CAPAZ DE FOMENTAR A LEITURA DO MUNDO, TANTO DAS CRIANÇAS, COMO DE SEUS FAMILIARES E DA SOCIEDADE, PELA COMPREENSÃO DA DIFERENÇA E DA DIVERSIDADE PLURICULTURAL QUE A CIDADE APRESENTA.