Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CICLO DE DOCÊNCIA EM DEBATE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE, PESQUISA, PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, SABERES DOCENTES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59523
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4244
    "inscrito_id" => 14218
    "titulo" => "CICLO DE DOCÊNCIA EM DEBATE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PROPOSTA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA CICLO DE DOCÊNCIA EM DEBATE - CDD, IDEALIZADO PELA COORDENADORIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA - CTP DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS HORIZONTE, AOS DOCENTES LOTADOS NESTA UNIDADE. A NECESSIDADE DE UM PROGRAMA DESSA NATUREZA SURGIU, INICIALMENTE, PELA OBSERVAÇÃO DA HETEROGENEIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES (EDUCAÇÃO SUPERIOR) E DA CARÊNCIA DE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS NO QUE TANGE À PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, DIANTE DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. ALICERÇADAS EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E OS SABERES QUE NORTEIAM ESTA PRÁTICA, AS PESQUISADORAS TAMBÉM VINCULADAS AO IFCE, REALIZARAM UM LEVANTAMENTO COM INFORMAÇÕES INICIAIS JUNTO AO CORPO DOCENTE DO CAMPUS, POR MEIO DO QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO INICIAL (GOOGLE FORMS) A FIM DE ELABORAR UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA OS PROFESSORES DO IFCE CAMPUS HORIZONTE.  A ANÁLISE DE CONTEÚDO DO QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO INICIAL POSSIBILITOU A IDENTIFICAÇÃO DAS REAIS NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES, CONSIDERANDO PRINCÍPIOS E METODOLOGIAS INERENTES AO PROCESSO CONTINUADO DE FORMAÇÃO. A PROPOSITIVA DO  CDD, FOI PROVENIENTE DESSA ANÁLISE. O CDD FOI APRESENTADO AO GRUPO DE PROFESSORES COMPREENDENDO DOS MESMOS ACEITAÇÃO E PARTICIPAÇÃO, EVIDENCIANDO ENTÃO A PERTINÊNCIA DO SEU DESENHO DIANTE DO PERFIL DOCENTE DIAGNOSTICADO E ENCONTRADO NA INSTITUIÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE, PESQUISA, PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, SABERES DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID14218_26092019130711.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA SÖLDON BRAGA HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "LARA SÖLDON"
    "autor_email" => "larasoldonbh@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFCE, CAMPUS HORIZONTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59523
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4244
    "inscrito_id" => 14218
    "titulo" => "CICLO DE DOCÊNCIA EM DEBATE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PROPOSTA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA CICLO DE DOCÊNCIA EM DEBATE - CDD, IDEALIZADO PELA COORDENADORIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA - CTP DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS HORIZONTE, AOS DOCENTES LOTADOS NESTA UNIDADE. A NECESSIDADE DE UM PROGRAMA DESSA NATUREZA SURGIU, INICIALMENTE, PELA OBSERVAÇÃO DA HETEROGENEIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES (EDUCAÇÃO SUPERIOR) E DA CARÊNCIA DE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS NO QUE TANGE À PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, DIANTE DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. ALICERÇADAS EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E OS SABERES QUE NORTEIAM ESTA PRÁTICA, AS PESQUISADORAS TAMBÉM VINCULADAS AO IFCE, REALIZARAM UM LEVANTAMENTO COM INFORMAÇÕES INICIAIS JUNTO AO CORPO DOCENTE DO CAMPUS, POR MEIO DO QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO INICIAL (GOOGLE FORMS) A FIM DE ELABORAR UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA OS PROFESSORES DO IFCE CAMPUS HORIZONTE.  A ANÁLISE DE CONTEÚDO DO QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO INICIAL POSSIBILITOU A IDENTIFICAÇÃO DAS REAIS NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES, CONSIDERANDO PRINCÍPIOS E METODOLOGIAS INERENTES AO PROCESSO CONTINUADO DE FORMAÇÃO. A PROPOSITIVA DO  CDD, FOI PROVENIENTE DESSA ANÁLISE. O CDD FOI APRESENTADO AO GRUPO DE PROFESSORES COMPREENDENDO DOS MESMOS ACEITAÇÃO E PARTICIPAÇÃO, EVIDENCIANDO ENTÃO A PERTINÊNCIA DO SEU DESENHO DIANTE DO PERFIL DOCENTE DIAGNOSTICADO E ENCONTRADO NA INSTITUIÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE, PESQUISA, PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, SABERES DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID14218_26092019130711.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA SÖLDON BRAGA HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "LARA SÖLDON"
    "autor_email" => "larasoldonbh@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFCE, CAMPUS HORIZONTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PROPOSTA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA CICLO DE DOCÊNCIA EM DEBATE - CDD, IDEALIZADO PELA COORDENADORIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA - CTP DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS HORIZONTE, AOS DOCENTES LOTADOS NESTA UNIDADE. A NECESSIDADE DE UM PROGRAMA DESSA NATUREZA SURGIU, INICIALMENTE, PELA OBSERVAÇÃO DA HETEROGENEIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES (EDUCAÇÃO SUPERIOR) E DA CARÊNCIA DE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS NO QUE TANGE À PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, DIANTE DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. ALICERÇADAS EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E OS SABERES QUE NORTEIAM ESTA PRÁTICA, AS PESQUISADORAS TAMBÉM VINCULADAS AO IFCE, REALIZARAM UM LEVANTAMENTO COM INFORMAÇÕES INICIAIS JUNTO AO CORPO DOCENTE DO CAMPUS, POR MEIO DO QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO INICIAL (GOOGLE FORMS) A FIM DE ELABORAR UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA OS PROFESSORES DO IFCE CAMPUS HORIZONTE. A ANÁLISE DE CONTEÚDO DO QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO INICIAL POSSIBILITOU A IDENTIFICAÇÃO DAS REAIS NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES, CONSIDERANDO PRINCÍPIOS E METODOLOGIAS INERENTES AO PROCESSO CONTINUADO DE FORMAÇÃO. A PROPOSITIVA DO CDD, FOI PROVENIENTE DESSA ANÁLISE. O CDD FOI APRESENTADO AO GRUPO DE PROFESSORES COMPREENDENDO DOS MESMOS ACEITAÇÃO E PARTICIPAÇÃO, EVIDENCIANDO ENTÃO A PERTINÊNCIA DO SEU DESENHO DIANTE DO PERFIL DOCENTE DIAGNOSTICADO E ENCONTRADO NA INSTITUIÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.