O MODELO TRADICIONAL EXPOSITIVO OBSERVADO FREQUENTEMENTE EM SALA DE AULA, ONDE O ALUNO PERMANECE COMO O SUJEITO PASSIVO DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, CONFIGURANDO COMO PROTAGONISTA DESSE PROCESSO O TRABALHO DOCENTE, AINDA É UM DOS MAIORES OBSTÁCULOS NA BUSCA DE UM APRENDIZADO EFETIVO. DIANTE DISSO SURGEM AS METODOLOGIAS ATIVAS, QUE CONSISTEM NA MUDANÇA DO PARADIGMA DO APRENDIZADO, BUSCAM TRANSFORMAR O ALUNO EM PROTAGONISTA DO SABER, PARA QUE ELE POSSA PASSAR DE OUVINTE PARA AGENTE DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO TEM SE DADO A INSERÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS AO ENSINO DE CIÊNCIA E BIOLOGIA, IDENTIFICANDO O NÍVEL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DAS METODOLOGIAS ATIVAS, ALÉM DE ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DELAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ANÁLISE DE RELATOS FEITOS POR PROFESSORES DA ÁREA. O PRESENTE TRABALHO BASEOU-SE NUMA ABORDAGEM DE ANÁLISE QUALITATIVA, O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NO MUNÍCIPIO DE HIDROLÂNDIA-CE, OS PARTICIPANTES FORAM DOIS PROFESSORES DE CIÊNCIAS (ENSINO FUNDAMENTAL) E UM PROFESSOR DE BIOLOGIA (ENSINO MÉDIO). A COLETA DE DADOS FOI FEITA A PARTIR DE UMA ENTREVISTA ROTEIRIZADA BASEADA NOS OBJETIVOS DA PESQUISA, EM QUE CADA PROFESSOR RESPONDEU A 5 PERGUNTAS ABERTAS. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS PROFESSORES TINHAM O CONHECIMENTO DO QUE SÃO AS METODOLOGIAS ATIVAS, CONTUDO ELES APRESENTARAM DIFICULDADE COMO COLOCÁ-LAS EM AÇÃO. E EM RELAÇÃO A EFETIVIDADE DO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE ESSA PRÁTICA É EFICAZ AO ENSINO DE CIÊNCIA E BIOLOGIA.