A PESQUISA “EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TRABALHO: UM ESTUDO DAS IMPLICAÇÕES DO PRONATEC NAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO DE JOVENS TRABALHADORES RIBEIRINHOS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA – PARÁ” PRETENDE COMPREENDER PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS FORMATIVAS EM AMBIENTES FORMAIS DE ENSINO COM AS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO DOS SUJEITOS APRENDIZES DO CURSO DE AGRICULTOR FAMILIAR, DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA – FIC, PROPOSTO PELO PRONATEC. A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA SE SUSTENTA NA OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS EMPÍRICOS, COLETADOS ATRAVÉS DE CONTATO DIRETO COM OS SUJEITOS E COM O AMBIENTE NATURAL, ONDE SE ESTABELECEM AS RELAÇÕES DO COTIDIANO ESTUDADO. SUBSIDIADO PELO MÉTODO MATERIALISMO HISTÓRICO, O INVESTIGADOR TEM A TAREFA DE ENTENDER A DINÂMICA DE MATERIALIZAÇÃO DO PRONATEC ENQUANTO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO DE JOVENS TRABALHADORES RIBEIRINHOS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA – PARÁ, LEVANDO EM CONTA A DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL E TÉCNICA DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO. ASSIM, OS RESULTADOS DO ESTUDO PERMITE UM APROFUNDAMENTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHADORES RIBEIRINHOS E COMPREENDER COMO ESTES SUJEITOS INTEGRARAM SUAS APRENDIZAGENS FORMAIS, OFERTADAS PELO PRONATEC, COM SUAS EXPERIÊNCIAS NOS ESPAÇOS DE TRABALHO, PROCURANDO ENTENDER SE ESTA FORMAÇÃO POSSIBILITOU A RESSIGNIFICAÇÃO DE SUAS EXPERIÊNCIAS NOS ESPAÇOS DE TRABALHO, SE FOI POSSÍVEL PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO DESTES SUJEITOS A PARTIR DESTA FORMAÇÃO, QUALIFICANDO SUAS PRÁXIS PRODUTIVA, ENTENDENDO A QUALIFICAÇÃO COMO FORMAÇÃO INERENTE À PRÁXIS DO TRABALHADOR, IMERSA NAS CONCEPÇÕES E NOS DISCURSOS OFICIAIS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROPOSTAS AOS TRABALHADORES. FUNDAMENTA-SE NO MÉTODO MARXISTA COMO TEORIA DE ANÁLISE E TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA.