ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O REGISTRO ENQUANTO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CONSIDERANDO SUA RELEVÂNCIA NO ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE INTERVENÇÃO DO PIBID. A METODOLOGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO, ESTÁ EMBASADA NA ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA, DE CAMPO E COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PARA FUNDAMENTAR A ANÁLISE DOS DADOS. O CORPUS DESSA PESQUISA COMPREENDE OS REGISTROS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS REALIZADOS PELA PROFESSORA AO FINAL DE CADA SEMESTRE LETIVO. SABENDO DAS ESPECIFICIDADES DE CADA ALUNO E QUE NEM TODOS POSSUEM O MESMO RITMO DE APRENDIZAGEM, AVALIAR SE FAZ NECESSÁRIO PARA OBSERVAR QUAL ALUNO ESTÁ PRECISANDO DE UM OLHAR MAIS CUIDADOSO, O QUE ESTÁ INTERFERINDO EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM E EM QUE PODEMOS INTERVIR. DESTACA-SE A RELEVÂNCIA DO REGISTRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, A JULGAR PELOS ALUNOS QUE AINDA NÃO DESENVOLVERAM DETERMINADAS HABILIDADES DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA, PRINCIPALMENTE COM DESTAQUE PARA AQUELES ALUNOS QUE TEM MAIOR NÚMERO DE FALTAS. ASSIM, O REGISTRO ENQUANTO FERRAMENTA DE AVALIATIVO É UM FORTE INSTRUMENTO DE ANÁLISE DA TURMA, POR PERMITIR OBTER UMA RADIOGRAFIA, ISTO É, UM DIAGNÓSTICO COMPLETO SOBRE CADA EDUCANDO.