A PROPOSTA DO NOSSO PROJETO É CONFECCIONAR BIODIGESTOR CASEIRO DE BAIXO CUSTO E PRODUZIR BIOGÁS PARA USO NA COZINHA E ADUBO PARA A UTILIZAÇÃO DE PEQUENAS LAVOURAS. A PRODUÇÃO DO BIOGÁS A PARTIR DA TRANSFORMAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS TAMBÉM GERA DIÓXIDO DE CARBONO. O GÁS METANO É QUEIMADO E PRODUZ ENERGIA TÉRMICA E O CO2 É LANÇADO NA ATMOSFERA CONTRIBUINDO NA REDUÇÃO DA EMISSÃO DE GASES EFEITO ESTUFA, POIS O IMPACTO DA EMISSÃO DE CO2 NO EFEITO ESTUFA É 28 VEZES MENOR DO QUE A EMISSÃO DE GÁS METANO - (IPCC).
O PRINCIPAL ASPECTO QUE DEVE SER OBSERVADO NO USO DO BIOGÁS É O ECONÔMICO. COM O GÁS METANO PRODUZIDO A DONA DE CASA VAI COMPRAR MENOS BOTIJÃO DE GÁS MINIMIZANDO SUA DESPESA MENSAL DE APROXIMADAMENTE 70 REAIS POR CADA BOTIJÃO. ’’ALÉM DISSO, A ECONOMIA VERDE POSSUI BAIXAS EMISSÕES DE CARBONO, EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS E INCLUSÃO SOCIAL‘’(DINIZ ET AL., 2012).
APÓS OS DEJETOS TRANSFORMADOS AINDA “PROMOVERÁ A DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS VEGETAIS AO SOLO ATRAVÉS DE BIOFERTILIZANTE” (AMBIENTE BRASIL, 2008). QUE A DONA DE CASA PODE UTILIZA-LOS COMO ADUBO ORGÂNICO EM CULTIVO DE HORTALIÇAS, DE FLORES E DE FRUTOS, ASSIM DIMINUINDO AS COMPRAS DE ADUBOS INDUSTRIALIZADOS.