A IDEIA DESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DE DIÁLOGOS COM OS PAIS, DURANTE AS REUNIÕES PARA ENTREGAS DE BOLETINS, OU MESMO QUANDO BUSCAM A ESCOLA PARA SABER DO DESENVOLVIMENTO DOS SEUS FILHOS. NESTES CURTOS MOMENTOS DE PROXIMIDADE ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA, EM GERAL SE OUVE COMENTÁRIOS NEGATIVOS LIGADOS AO FATO DE MUITOS DELES SÓ SEREM CHAMADOS À ESCOLA, QUANDO HÁ QUESTÕES LIGADAS À INDISCIPLINA, FALTAS, OU NOTAS BAIXAS. ESSE TIPO DE COMENTÁRIO É ANGUSTIANTE, MAS AO MESMO TEMPO PROMOVE REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DA PRÁTICA E METODOLOGIAS, CRIANDO A NECESSIDADE DE PROPORCIONAR UMA FORMA DE APROXIMAR A FAMÍLIA DA ESCOLA, UTILIZANDO ESSE ENCONTRO PARA MOTIVAR OS ALUNOS EM SALA DE AULA, PARA MELHORAR A PERCEPÇÃO E PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES, PARA QUE POSSAM SE RECONHECER ENQUANTO SUJEITOS SOCIAIS, POLÍTICOS, ÉTNICOS E CULTURAIS, COLABORANDO PARA UMA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS ESCOLARES COMUNS DE FORMA COLETIVA.