RESUMO: AO SE ANALISAR O PANORAMA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, NOTA-SE QUE MUITOS SÃO OS PROBLEMAS RELATIVOS À APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. TAL FATO PODE SER ATESTADO, POR EXEMPLO, AO SE OBSERVAR OS RESULTADOS DE AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVOS: ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES QUE A OBMEP E A OMEMDI PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE DOM INOCÊNCIO-PI E COMPREENDER O PAPEL DA OBMEP E DA OMEMDI NA FORMAÇÃO PESSOAL DE ALUNOS E DOS PROFESSORES. PARA TANTO, UTILIZOU-SE UMA METODOLOGIA DE CUNHO QUALITATIVO E REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. OS DADOS FORAM PAUTADOS TEORICAMENTE, EM AUTORES COMO MAZZEU, 1998, FACCI (2004), VYGOTSKY (1996) DENTRE OUTROS. DESTACA-SE QUE, COM A PARTICIPAÇÃO MAIS EFICAZ NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E NA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE DOM INOCÊNCIO, ESPECIFICAMENTE NOS ANOS DE 2015 A 2019, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A GRANDE EVOLUÇÃO QUE ESSAS AVALIAÇÕES TROUXERAM AOS ALUNOS DO REFERIDO MUNICÍPIO, NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PERCEBEU-SE, TAMBÉM, O FORTALECIMENTO DESSAS RELAÇÕES NAS ESCOLAS DE TODA A REDE DE ENSINO MUNICIPAL, UMA VEZ QUE A ORGANIZAÇÃO PARA PARTICIPAR DAS REFERIDAS OLIMPÍADAS É MAIS INTENSA E TAL FATO É REFLETIDO NA MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E NA INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO, ESSE ARTIGO VISLUMBRA, AINDA, PROPICIAR A PROFESSORES DE MATEMÁTICA, AOS ALUNOS E AOS INTERESSADOS NO ASSUNTO UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES SOBRE A SUPRACITADA OLIMPÍADA, AO PASSO QUE VISANDO ESTIMULAR E DESPERTAR SEU INTERESSE EM PARTICIPAR, COMO TAMBÉM INCITAR O AUMENTO NA PROCURA ENTENDÊ-LA COMO UM INSTRUMENTO DE MELHORAMENTO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.
PALAVRAS-CHAVE: ESCOLAS PÚBLICAS, OBMEP, MATEMÁTICA, OMEMDI, INCLUSÃO SOCIAL.