O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA MEDIAÇÃO DA LEITURA E SUA RELEVÂNCIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA CAPAZ DE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES INFANTO-JUVENIS, BEM COMO OUTROS SUJEITOS QUE ESTEJAM EM PROCESSO INICIAL DE FORMAÇÃO LEITORA OU NÃO. ASSIM SENDO, O ESTUDO PRODUZIDO ANCORA-SE NO MÉTODO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADO ATRAVÉS DE PESQUISAS, LEITURAS, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS TEÓRICOS QUE DISCUTEM A TEMÁTICA ABORDADA. ALÉM DISSO, TRAÇA UMA LINHA DE RACIOCÍNIO QUE COMPREENDE A PRÁTICA DE MEDIAÇÃO DA LEITURA, EM ESPECIAL REALIZADA PELO(A) PROFESSOR(A) EM SALA DE AULA, COM UMA METODOLOGIA QUE POSSIBILITA E/OU CONTRIBUI PARA O INCENTIVO À LEITURA E À CRIAÇÃO DE UM HÁBITO LEITOR DE TEXTOS LITERÁRIOS. POR FIM, REALÇA NO DEBATE AQUI PROPOSTO, A INTER-RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A PRÁTICA DE MEDIAÇÃO DA LEITURA COMO FERRAMENTA DO(A) PROFESSOR(A) E A FORMAÇÃO DO LEITOR INFANTO-JUVENIL, PRIORITARIAMENTE.